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Market Share, quota ou participação de mercado, independente do nome escolhido, indica a parte do mercado que uma organização ocupa no seu segmento.

Determinar a porcentagem de vendas da empresa em relação às vendas totais do mercado é uma estratégia essencial para medir com precisão sua participação!

Ficou curioso sobre como ganhar Market Share? Continue a leitura!

Todo empresário que deseja ver sua empresa crescer precisa entender a participação de mercado e tomar as estratégias necessárias para fazer isso! Para desenvolver metas e planos que lhe permitam ir mais longe, sabemos que é necessário saber e compreender onde você está agora.

Essencialmente, a participação de mercado representa a força da empresa em sua área de negócios e a forma como o público aceita e avalia o produto. Dessa forma, ela pode ser usada para medir o crescimento da marca perante os concorrentes. E o Market Share traz o tipo de informação que é essencial para você criar um plano mais objetivo e eficaz para um crescimento consistente.

O volume de vendas, número de clientes ou mesmo o faturamento são algumas alternativas para o cálculo. Basta obter os mesmos dados sobre seus concorrentes, somar todos os resultados para entender o giro total de vendas do mercado e descobrir sua participação dos resultados no período escolhido.

Coletamos dicas valiosas que podem ajudá-lo a começar com ideias para aumentar sua participação no mercado. Esses são os princípios básicos que podem ser considerados em qualquer plano e meta!

Estratégias de negócios, política de preços e marketing digital

Uma alternativa viável é utilizar promoções e descontos, aumentar o portfólio de produtos/serviços ou melhorar os existentes. E ainda, não deixe de aumentar os canais de distribuição, investir em marketing digital e publicidade.

Reforçamos que o marketing é muito importante para as empresas. Ao agir, sua marca poderá ganhar grande visibilidade e atrair novos consumidores, abrindo assim as portas para grandes empreendimentos. Para isso, adequar-se a precificação e ter um bom planejamento financeiro e orçamentário é fundamental.

Lealdade do consumidor

Em relação à fidelização de clientes, é importante não apenas adquirir novos clientes, mas também manter os clientes existentes por meio de um excelente pós-vendas. Caso contrário, você sempre permanecerá no mesmo nível!

Análise da competição

Como já citamos, será necessário estudar o mercado com cuidado. Procure brechas no território do líder (talvez uma área geográfica ou segmento de mercado específico que ele não consiga ocupar de forma satisfatória).

Sua análise deve considerar aspectos como política de preços, áreas operacionais, suporte e qualidade do serviço, qualidade do contato, estratégias de promoção e publicidade. Além disso, você pode calcular sua participação em nível regional, municipal ou mesmo nacional. Tudo depende da estratégia que você deseja implementar e que pode ser formulada pela sua empresa.

Serviço de qualidade

Ter um atendimento, produtos e serviços de maior qualidade é indispensável nos dias de hoje. Assim, busque treinamento para sua equipe de vendas, um maior uso de tecnologia de CRM (Customer Relationship Management), consultoria de vendas, etc.

Basicamente, os clientes precisam sentir que a empresa realmente se preocupa com o problema e fará todo o possível para resolvê-lo. Caso contrário, você nunca terá um serviço de qualidade.

Lembramos que é sempre importante vincular os resultados à situação atual do seu segmento. Invista em inovações para surpreender o mercado!

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