Tempo de leitura: 5 minutos
Sendo um termo muito utilizado no vocabulário “marketeiro”, growth hacking tornou-se essencial para as startups e certamente pode ser muito vantajoso em sua estratégia de marketing!
Deixando de lado a conotação negativa da palavra hacking, “crescimento por meio de brechas” pode ser a tradução livre mais simples para dar significado ao termo. Growth hacking é um processo científico de hipóteses e testes, tanto no seu produto, quanto no seu marketing ou processo de vendas.
Caso deseje alcançar um objetivo, por meio de caminhos não previsíveis e fugir do padrão, continue a leitura!
Basicamente, podemos resumir o Growth hacking em uma estratégia de marketing baseada em experimentos. Em outras palavras, essa abordagem pode ajudá-lo a encontrar oportunidades de crescimento “fora da caixa”. O profissional que atua diretamente neste segmento tem além do foco em experimentos, o embasamento em números, persistência, habilidades técnicas de programação e claramente uma mentalidade de inovação e busca por novidades.
Quais são as métricas que deseja alcançar?
É preciso definir no que você deseja impactar, quais números ou métricas como a de faturamento, ticket médio, recompra, vendas, LTV, churn, acessos, leads, taxa de conversão, etc.
Seleção de ideias
Após saber o que será atingido, a segunda etapa é selecionar as melhores ideias de como você chegará no seu objetivo. Após um brainstorm, por exemplo, será possível identificar a melhor ideia para que o processo seja desenvolvido.

Realizar testes: fazer pequenas apostas
A modelagem do experimento é um dos principais pontos dessa estratégia. Estruture um processo de testes, com início, meio e fim.
Após toda a investigação, será a hora de fazer experimentos para explorar canais e fornecer aos usuários mensagens persuasivas, envolventes e criativas de uma forma aparentemente natural, como em redes sociais, blogs de empresas e trocas de e-mail. Conheça mais algumas opções de canais:
- Inbound;
- Outbound;
- SEO/SEM;
- Imprensa;
- Eventos;
- Venda Direta;
- E-mail MKT.
Testou e não deu certo? Não tem problema!
Aprender com seus testes ou então adaptá-los em outras coisas pode ser muito vantajoso.
Deu certo? Dobre no ciclo seguinte!
O recomendado é apostar em canais ou tipos de abordagem que você sabe que, com base nos dados anteriores, irão dar certo.
Basicamente, em termos de processo esse é o desenvolvimento inicial e mais simples para aplicar o Growth hacking. Nele, você tem campo para testar em todas as etapas da jornada do consumidor e em todos os estágios do seu funil de vendas.
Você gostou do nosso conteúdo? O mundo da Publicidade e do Marketing Digital é vasto e lida com grandes estratégias! A MegUp é uma agência premiada e full service, que conhece bem todas as tendências do mercado.
Podemos ajudar a alcançar o SEU sucesso, conte conosco!