Você sabe como os catálogos online podem ajudar a melhorar a experiência do consumidor? Esse recurso que funciona como uma vitrine para o cliente, tem se tornado cada vez mais comum entres os negócios, pois facilita a visualização dos itens que estão à venda.

Já se foi o tempo em que o cliente precisava ir até o estabelecimento para ver um produto, não é mesmo? Hoje com a internet tudo ficou muito mais fácil e cômodo para o consumidor, basta entrar no site e verificar a disponibilidade, modelos e preços dos itens e com alguns cliques a compra é feita.

Com um catálogo online, os clientes podem saber mais sobre os produtos por vários canais, ampliando ainda mais a divulgação da empresa. Só vantagens, não é mesmo? Neste artigo mostraremos quais os benefícios desse recurso digital e como ele melhora ainda mais a experiência do consumidor!

O que é um catálogo online?

Um catálogo é uma ferramenta que vem sendo utilizada pelas empresas há anos. Esse recurso trata-se de uma lista organizada que agrupa produtos que são vendidos pelo estabelecimento.

Por muito tempo esse catálogo foi uma ferramenta física, isto é, o material era impresso, mas hoje em dia, é possível tê-lo de forma digital.

O catálogo online pode ser utilizado em redes sociais, no site, e-mails, aplicativos e até mesmo em anúncios. Para que seu uso seja adequado, é importante mantê-lo atualizado, para que o cliente possa ter as informações que precisa de maneira ágil.

Quais os benefícios do catálogo online?

Com a presença online é possível quebrar as barreiras que existem no mundo físico e fazer com a que marca esteja sempre com o cliente, independente do lugar ou canal de acesso.

Esse é um ponto muito importante, pois como os consumidores estão cada vez mais digitais, é natural que eles queiram que as marcas das quais eles consomem sejam assim também.

Além disso, há uma série de outros benefícios do catálogo online que podemos citar, como por exemplo:

Maior alcance de pessoas

Com um catálogo online é possível ter seu produto exposto todos os dias da semana em diversos canais, especialmente nas redes sociais, como o Facebook e WhatsApp.  O melhor de tudo é poder envolver os usuários nas postagens e ter a possibilidade de os próprios consumidores compartilharem o catálogo com outras pessoas, dando ainda mais abrangência à marca.

Mais comodidade ao consumidor

A internet possibilita mais agilidade e comodidade, supondo que a empresa não esteja em horário de atendimento, com o catálogo online o cliente já consegue ter acesso às informações ou até mesmo tirar possíveis dúvidas sobre os itens ou serviços prestados.

Melhor custo-benefício

Outra grande vantagem é o custo-benefício que esse recurso online oferece, afinal, não é necessário investimento em gráficas para a impressão do material. Além disso, quem conta com uma agência de publicidade e marketing pode incluir entre os serviços prestados a atualização do catálogo sempre que for necessário, assim é possível manter o tom de voz da marca e identidade visual.

Venda pela internet

O catálogo online também facilita as vendas pela internet, especialmente pelo WhatsApp, ferramenta que muitas empresas utilizam para fazer atendimento com os clientes. Como o aplicativo disponibiliza um recurso para fazer pagamento, fica ainda mais fácil esse processo.

As vendas online vão além da compra por e-commerce e quem usa o WhatsApp para essa finalidade, consegue mostrar os produtos e serviços de maneira muito mais organizada pelo catálogo digital!

Sua empresa já conta com esse recurso? Se atentar as ferramentas que podem ajudar no dia a dia dos negócios é importante para facilitar o trabalho e para oferecer uma melhor experiência ao consumidor.

Continue acompanhando o blog da MegUP para mais leituras sobre recursos e ferramentas digitais!