Você sabe como criar um plano de vendas para seu negócio?Para uma empresa ter bom desempenho no mercado, é necessário estabelecer um planejamento eficiente.

Essa estratégia auxilia na organização de todas as etapas de um processo de vendas, determinando metas comerciais e ações que devem ser feitas para alcançá-las.

Diante disso, para um plano de vendas ser eficiente, ele deve considerar os seguintes fatores: cenário atual da empresa, criação de estratégias e seus obstáculos, otimização de trabalho na equipe de vendedores e traçar objetivos claros.

Por isso, neste artigo apresentaremos dicas para a criação de um planejamento de vendas seguro que lhe trará eficiência no mercado. Acompanhe a seguir:

1.    Defina as metas de vendas da sua empresa

Metas são importantes para o time de vendas direcionar seus esforços de maneira coerente. A partir do estabelecimento dos objetivos da empresa, os profissionais têm um propósito a ser concluído.

Para alcançar uma meta, é necessário o entendimento do que o mercado estipula, acompanhar indicadores-chaves, usar a tecnologia a favor do negócio e entender as qualificações do time de vendas.

Realizado essas práticas, o estabelecimento das metas torna-se mais real e coerente com a realidade do mercado e da empresa.

É fundamental criar metas que estejam de acordo com o mercado. Supondo que o objetivo da organização é aumentar em 35% o faturamento no próximo ano, desse modo, deve-se trabalhar as metas para atingir isso. Por exemplo:

  • Reduzir as despesas em 15%
  • Aumentar a venda de produtos em 20%
  1. Escolha uma estratégia para seu mercado-alvo

É fundamental ter o entendimento do mercado-alvo da empresa para a criação de estratégias a fim de atender seu público.

Uma maneira de ser mais assertivo nas estratégias de mercado-alvo é a criação da buyer persona – personagem semifictício que significa o que os clientes da empresa deseja, consome e gosta, criado com base em dados reais do público.

Para a criação de persona é necessário as seguintes perguntas:

  • Quem são os seus clientes?
  • Com o que trabalham?
  • Como se informam?
  • Quais são suas maiores necessidades?

Exemplo de persona: João Guilherme, 20 anos, solteiro. Estudante de publicidade e estagiário em uma grande agência do país. Gosta de animais, ler bastante colunas de meio ambiente e gosta de atividades físicas.

  1. Estabeleça métricas claras

A métrica é fundamental para avaliar o que está dando certo e errado em uma estratégia, processo ou ação da empresa, e para o plano de vendas não seria diferente.

Existem indicadores de desempenho, de lucro, vendas e financeiros.  Acompanhar as métricas faz com que todo o processo seja otimizado e os resultados sejam satisfatórios.

É importante traçar métricas claras e coerentes com a sua estratégia de negócio. Portanto, a criação de indicadores sem embasamento pode atrapalhar as ações da empresa. Como por exemplo, uma rede de supermercado do país quer saber qual loja está tendo melhor rendimento. Então, usar termos como “qual a minha melhor cidade?” não seria tão eficiente.

Nesse caso, a métrica poderia ter um nicho específico mais assertivo, por exemplo:

  • Qual a minha melhor cidade de conversão?
  • Qual a minha melhor cidade de vendas?
  • Qual a minha melhor cidade de acesso?

Dessa forma, adotando esses mecanismos ajudam a coletar dados mais eficientes para otimizar sua estratégia de negócio.

  1. Estratégia pós-vendas!

Após o processo de venda, é necessário garantir que o cliente volte a consumir seu produto. Nesse caso, a estratégia pós-vendas é o mecanismo mais eficiente de que o consumidor voltará a comprar na sua empresa.

Dessa forma, o contato direto com o cliente após a venda é essencial para manter os laços, por exemplo:

  • O cliente comprou um serviço de manutenção de celular, dez dias depois, alguém da loja entra em contato com a pessoa se apresentando, sendo solícito e perguntando como está o aparelho dele.

Esse tipo de laço mostra para o consumidor que a loja se preocupa com o cliente, mesmo após a venda, dessa forma, eleva o nível de satisfação do comprador.

Entender como funciona um plano de vendas ajuda a elevar os resultados da empresa, por isso é importante traçar esse planejamento de acordo com o cenário que a organização se encontra.

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