O quanto você sabe sobre o uso cookies?

Certamente você já deve ter clicado no botão de aceitar o armazenamento destes elementos em algum site que esteja navegando. Com eles, você também pode influenciar o público certo para sua campanha de marketing.

Ficou curioso? Continue a leitura!

Os cookies do navegador da Internet são usados ​​para identificar usuários. Basicamente, eles ajudam na execução das estratégias digitais, já que permitem personalizar a experiência para quem está acessando o site.

Ao operar esses arquivos, os famosos “marqueteiros” entram em cena, pois é possível conhecer o comportamento de uso do endereço e entender as preferências do seu público!

Esses mecanismos também são utilizados ​​para o rastreio de informações sobre os visitantes da página. No mundo empresarial, eles são uma parte importante de qualquer plano de marketing. Quanto mais dados um site puder coletar, maior será a oportunidade das empresas de usá-lo para realizar negócios. Muitas vantagens, certo?

Esses minúsculos arquivos armazenados no dispositivo do usuário, podem ajudar a reconhecer sua identidade nos sites e serviços utilizados na Internet. Por exemplo, quando você digita seu nome de usuário e senha no Facebook, Netflix, Gmail ou qualquer outro serviço, um cookie é criado no seu computador para confirmar sua identidade quando você usa esses sites.

Podemos dizer que existem vários tipos de cookies, por exemplo:

  • Terceiros: é um modelo gravado que normalmente não aponta para sites visitados por parceiros ou anunciantes;
  • Sessão: existem apenas quando o usuário visita um determinado site da web, e são excluídos automaticamente ao sair;
  • Persistentes: este é o tipo mais comum, tem uma data de validade mais longa e é usado pela maioria dos serviços para iniciar uma sessão autenticada.

Já caiu a ficha da importância dessa estratégia para o marketing digital?

Como esses recursos podem identificar os usuários, eles são muito valiosos para estratégias mercadológicas. Com isso é possível detectar quais comportamentos correspondem aos dados que você pretende alcançar.

Os anúncios nas redes sociais são um dos principais pontos que exemplificam a união dos desses dados e do marketing digital. Podemos citar o pixel do Facebook, que é apenas um cookie armazenado no dispositivo da pessoa e será identificado quando as credenciais da rede social já existirem no sistema. Ele tem o poder de identificar usuários no site e exibir anúncios específicos para essa pessoa ao usar a rede social.

São muitos outros exemplos que comprovam os benefícios da ligação entre cookies e o marketing digital. Mas agora que você entende basicamente como ambos interagem, é hora de começar a usar esse mecanismo para planejar suas atividades digitais!

Caso queira uma agência especializada em estratégias e soluções na área, conte com a MegUp! Estaremos dispostos a te ajudar e maximizar seu sucesso!

E aí, comente o que você achou!