Marketing 4.0? Nada mais é do que uma ampliação natural do Marketing, produtos e serviços são adaptados para a era digital. A versão 4.0 representa a fase da inclusão digital, facilitando acesso a tecnologia e tornando o processo de compra mais humanizado possível.

A Era 4.0 do Marketing tem algumas características próprias, sendo elas:

> Consumidor com menos tempo e diversas distrações;
> Integrar marketing tradicional com digital;
> Criar momentos virais para ganhar destaque;
> Experiências completas com o consumidor;
> Integração total entre marca e público (Engajamento);
> Análise comportamental;
> Uso de aplicativos mobile cada vez mais frequente.

Existem 3 mudanças notáveis que marcaram a chegada do Marketing 4.0: Google, Redes Sociais e Serviços. Vamos falar um pouco mais sobre elas?

GOOGLE
É natural ouvir hoje em dia: “Se você não está no Google, você não existe”.
Essa plataforma mudou completamente a forma de buscar informações, serviços e produtos. É fundamental entender o que os clientes buscam online, quais dores e dúvidas eles pretendem sanar em sua procura.  Manter conteúdo interessante e entender basicamente um pouco sobre SEO para o site da sua empresa, certamente fará com que esse relacionamento com o consumidor final se estreite. Isso vai fazer com que a sua empresa se destaque dos concorrentes e consiga atrair mais atenção para os seus produtos e serviços.

REDES SOCIAIS
As redes sociais abriram as portas para conectividade, aproximação, agilidade. Quando os grupos passaram a se conectar e expor preferências pessoais, gostos e atividades em geral, a influência das redes cresceu de forma considerável.
Tonaram-se verdadeiros canais de mídia, dando espaço até mesmo para o nascimento dos influenciadores digitais que auxiliam no impulsionamento de marcas, produtos e serviços.
A chuva de publicações nos Feeds é absurda. Conquistar a atenção do seu público-alvo deve ser o objetivo principal. É de extrema importância que as informações sobre seu negócio estejam claras, atualizadas e objetivas. Assim, atrairá o consumidor interessado pelo o que sua empresa oferece.

SERVIÇOS
São notáveis também as possibilidades disponíveis para a prestação de serviços.
A internet possibilitou o surgimento de aplicativos e empresas que oferecem serviços como: Delivery, quartos e garagens para alugar, desapego de itens usados, entre outros.
A era da prestação de serviços inovadores finalmente bate a porta e dentre elas, podemos citar algumas: Netflix, Uber, AirBNB, Spotify, iFood. Você consegue se imaginar hoje em dia sem algum desses serviços? Sem dúvidas, chegaram mesmo para revolucionar. Como vimos então, a fase 4.0 do Marketing é ainda mais pessoal e humanizada.
O objetivo final não é apenas a venda mas sim gerar e agregar valor real na vida do consumidor, fazendo com que ele se identifique com a marca.
O novo consumidor tem o perfil de ser totalmente conectado. O tempo todo!

Por conta disso, se tornou bem mais exigente, fazendo com que as empresas procurem uma abordagem diferenciada para atraí-lo.
Finalmente, a era da tecnologia chega e exige que o mercado se recicle. É necessário abandonar parcialmente a visão do marketing antigo e entender que agora o Online e o Offline andam juntos.