É natural receber mensagens no Whatsapp com cunho comercial de colegas que possuem empresa e fazem o envio de materiais de divulgação. Porém, muitos consumidores tem reclamado ultimamente sobre o incômodo de receber esse tipo de mensagem frequentemente sem solicitar.

Aí, você evita bloquear o contato afinal, é um amigo. Porém, não quer receber mensagens que não tem interesse. Como se já não bastasse o spam por e-mails, agora essa prática tem sido adquirida também nos aplicativos de mensagens instantâneas? Opa, peraí!


Diferente da Newsletter, onde a pessoa se cadastra para receber novidades por ter realmente interesse, o envio de mensagens para pessoas aleatórias, passou a trazer dor de cabeça tanto para o público, quanto para a empresa que envia.

O fato é que mesmo que a pessoa tenha interesse no  produto ou serviço, enviar esse tipo de mensagem frequentemente, cria uma certa repulsa. É como diz a frase: “O brasileiro adora comprar, mas odeia que vendam para ele”.

O que queremos dizer com o “Fim do Marketing de Whatsapp” é que você pode SIM ser banido do aplicativo, se receber denúncias a respeito das mensagens enviadas. Ou seja: Se adicionar seus contatos na Lista de Transmissão sem que eles tenham interesse de estar ali ou recebendo seu material, poderá lhe acarretar problemas.

Além disso, o Whatsapp (como todas as outras redes sociais), possui termos de uso, com regras sobre o aproveitamento correto do aplicativo. O não cumprimento, pode gerar consequências muito mais graves que o simples bloqueio do serviço. Na correria do dia a dia, acabamos aceitando os termos do aplicativo sem ler, porém, é fundamental prestar atenção pra fazer com uso da ferramenta.

Existem diversos motivos que podem fazer você ser banido da ferramenta.
Algumas delas são:

– Envio de propaganda ou Spam para seus contatos;
– Usar um sistema ilegal para o disparo de mensagens automáticas;
– Usar os dados de terceiros sem autorização;
– Encaminhar mensagens que violam as regras do aplicativo (Leia os termos!);

Então, como realizar a divulgação da forma correta?

LISTA DE TRANSMISSÃO
O envio da mesma mensagem, repetidas vezes, é comum se você participa de diversos grupos. Quando a mesma mensagem é copiada e colada diversas vezes, o Whatsapp entende isso como uma prática de spam, trazendo problemas para a sua conta.
Caso precise enviar o mesmo recado a diversas pessoas, crie uma Lista de Transmissão. Além de fácil e prática, o WhatsApp entenderá que tal atitude é momentânea e não algo frequente e indesejado para os destinatários.


PERGUNTE AOS CONTATOS!
Redija um texto, falando um pouquinho sobre sua empresa e pergunte se o seu contato gostaria de fazer parte da Lista de Transmissão para receber novidades, ofertas, entre outros. Abuse dos comandos como Bold, Itálico, emojis…Tudo para tornar sua mensagem chamativa e interessante e evitar denúncias de pessoas que se incomodam em receber recados sobre produtos e serviços que não tem interesse. Perguntando, além de evitar problemas você seleciona pessoas que fazem parte do seu público-alvo.

E então, qual outra estratégia você usa para utilizar o Whatsapp a seu favor e evitar problemas com o aplicativo?

Conte pra nós aqui nos comentários! 🙂

Obrigada por ler, até mais!