Neuromarketing: a grande evolução do marketing. O neuromarketing é um estudo que alia marketing e neurociência buscando estudar e compreender os fatores que influenciam um consumidor na decisão de compra. Hoje a MegUp veio compartilhar com você um pouco sobre esse assunto, para que você possa entender e aplicar a técnica no desenvolvimento de marcas, campanhas, experiências e produtos gerando mais influência e engajamento. Vamos em frente?

A cada dia, somos bombardeados por estímulos sensoriais gerados pelos diferentes dispositivos tecnológicos presentes na atualidade. E a cada minuto, nosso cérebro é inundado por milhares de imagens, textos e sons: um universo de informações cuja maioria acaba sendo ignorada pela mente humana. Com isso, uma pequena parcela de conteúdo é capaz de chamar atenção e desencadear alguma reação em nosso comportamento e em nossas escolhas. E quais conteúdos seriam esses? É aí onde entra o neuromarketing!

Ao criar o conceito o cientista e professor Ale Smidts da Erasmus University, na Inglaterra tinha como objetivo compreender qual a influência neurológica que determinadas ações de marketing têm no comportamento do consumidor, possibilitando o entendimento e a criação de campanhas mais efetivas. Mas quem tornou o neuromarketing popular foi um pesquisador de Harvard chamado Gerry Zaltman no início dos anos 90. Formado em medicina e com acesso aos aparelhos da área, Zaltman decidiu utilizar equipamentos de ressonância magnética para pesquisas com fins mercadológicos. Mapeando a atividade do cérebro humano quando exposto a estímulos de marketing, Zaltman foi capaz de estimar a real influência neurológica que determinadas ações têm no comportamento do consumidor.

Neuromarketing: a grande evolução

Em 2000, o neuromarketing foi registrado por ele como uma ferramenta de marketing e até hoje, seus métodos são replicados e utilizados para um melhor entendimento do que acontece na cabeça de uma pessoa quando ela decide que vai comprar o produto x, e não o produto y.

Como funciona?

Tendo em vista que a decisão de compra ocorre em sua maioria no subconsciente da pessoa, o neuromarketing utiliza métodos da neurologia para mapear o cérebro humano através de ressonância magnética. Através da medição da atividade cerebral é possível ter respostas mais exatas se uma embalagem, por exemplo, deve ser rosa ou azul.

Algumas empresas como a Campbell, Coca-Cola e Pepsi já utilizaram essa técnica para ajustar o melhor tipo de propaganda a ser utilizada.

Como posso utilizar no meu negócio?

Sabemos que nem todas as empresas poderão fazer testes mirabolantes de neuromarketing: a grande evolução, através de ressonâncias magnéticas com consumidores para descobrir seu real impacto, então nossa dica é que você aposte em conteúdos de qualidade através do marketing de conteúdo, onde você conseguirá engajar o seu público de forma mais leve e não tão agressiva, atraindo a atenção de seus produtos ou serviços através de conteúdo relevante e rico.

  1. Direto ao ponto

Procure sempre através de técnicas de storytelling falar de forma direta com seu usuário em 140 caracteres, só depois se aprofunde no assunto. Conseguindo prender a atenção nesse primeiro momento, tudo fica mais fácil.

  • Dores, dificuldades e objetivos

Falar sobre dores, dificuldades e objetivos da sua persona, certamente são estratégias que poderão prender sua atenção. É preciso sempre pensar em fisgar o leitor por alguma emoção.

  • Imagens valem mais que mil palavras

O conteúdo é sempre rei, mas se a imagem aliada for bem selecionada o resultado pode ser melhor ainda!

  • Entenda sua persona

Quem fala com tudo mundo, não se comunica com ninguém! Essa frase é muito verdadeira quando o assunto é marketing digital, já que as campanhas têm que ser bem direcionadas para cada persona de forma distinta e diferente.

  • Tenha um enredo

Storytelling para prender a atenção, um texto rico para entreter o usuário e uma conclusão criativa para finalização. Essa sempre deve ser a dinâmica.

Por mais que muita gente ache que: “Mas é só um post simples” pode ser que “bem aquele que foi feito de qualquer jeito” seja visualizado por um possível cliente, já pensou nisso? Nós que trabalhamos na área de marketing também devemos realizar o nosso trabalho com maestria, como verdadeiros artistas. Não importa quantas pessoas estejam sentadas assistindo seu espetáculo, faça daquela apresentação a melhor da sua vida!

Neuromarketing: a grande evolução sim, mas não vamos esquecer que podemos encantar e conquistar pela nossa persistência e talento.

Gostou do artigo? Deixa um comentário pra gente 🙂