Quais serão os impactos nas vendas em 2022? Com mais um ano que se inicia, é comum que a maioria das empresas faça seus planejamentos querendo superar o período anterior no quesito vendas.

No entanto, para isso acontecer é preciso levar em consideração os cenários que se apresentam, a instabilidade do mercado e saber aproveitar as oportunidades que podem surgir.

Para te deixar ainda mais preparado em 2022 para lucrar, vamos mostrar a seguir os possíveis impactos nas vendas deste ano! Acompanhe a leitura para saber mais!

Tecnologia

A tecnologia existe para ser uma aliada em diversos processos, inclusive nas vendas. No relatório Tendências de Vendas 2021, 41% dos líderes do setor afirmaram que seus clientes desejam de comunicar digitalmente e 38% têm preferência pelas compras online.

Com um mundo totalmente digital, é bastante natural que os processos evoluam para o online, desse modo, empresas que não se adequarem a essas novas necessidades, com certeza irão perder oportunidades de fechar negócio.

Tendências no relacionamento com o cliente

Puxando o gancho acima sobre a experiência que os consumidores desejam ter durante as compras, é preciso ir mais afundo sobre o comportamento dos mesmos para conseguir implantar novas estratégias que dizem respeito ao relacionamento com o cliente.

Estratégias omnichannel estão sendo cada vez mais realidade no mercado, pois possibilita as marcas a trabalhem com uma variedade de canais de forma simultânea garantindo melhor relacionamento com o cliente, fidelização e, consequentemente, maior ampliação da marca.

Com o método omnichannel, o cliente consegue realizar uma compra pelo e-commerce, receber o produto no mesmo dia na loja física e ainda ter um atendimento pós-venda pelo WhatsApp, por exemplo.

Análise de dados

Ter uma rotina de análise dados ajuda a tomar decisões mais assertivas com a vendas e, claro, acompanhar de maneira mais precisa a jornada do consumidor. Embora esse não seja um tema novo, o setor de vendas, certamente, continuará sendo impactado tanto no ambiente digital quanto físico.

Com as informações coletadas é possível entender em quais momentos os canais recebem maior movimento, em quais períodos as vendas são mais elevadas, quais são as principais ferramentas que concentram mais resultados, procura por produtos específicos, tempo gasta para finalização de compras, entre outras.

Vale ressaltar que essa análise pode ser feita enquanto se acompanha os comportamentos do consumidores e entender o que influencia determinados resultados. 

Gestão de equipe

A gestão de pessoas também é um aspecto muito importante que irá impactar diretamente o setor de vendas. Afinal, os profissionais precisam ser bem gerenciados para que consigam alcançar as metas estipuladas.

Valorizar o trabalho do time, reconhecer as dificuldade, promover treinamentos, ter uma comunicação transparente, são algumas ações que ajudam a proporcionar uma gestão de equipe mais positiva.

Mas por que isso impacta diretamente nas vendas? Porque já está mais que comprovado que a motivação da equipe influencia diretamente no cumprimento de metas, portanto, a gestão de pessoas é um dos principais temas que causam impacto nesse setor.  

E, então, quais mais impactos você acredita que o setor de vendas pode ter em 2022? Deixe seu comentário e continue nos acompanhando pelo blog!