Quais são os modelos de relatórios mais eficazes? Os relatórios de gestão são fundamentais para analisar uma série de ações que foram feitas dentro da área de publicidade, propaganda e marketing e contribuem para que os gestores de marketing apresentem todos os resultados de seu trabalho. Mas afinal de contas, quais são os modelos de relatórios com dados mais eficazes para a mensuração do ROI? Hoje trouxemos esse artigo de blog para ajudar você a entender melhor o que funciona para a nossa área de atuação e como fazemos para posicionar alguns de nossos clientes, vamos em frente?
De que adianta realizarmos um planejamento de mídia com ações online e off-line se não sabemos qual delas deram mais retorno? A história é sempre a mesma para todos os clientes: Não existe receita de bolo! Todo tipo de campanha deve ser estudada em diferentes mercados e categorias de forma única e personalizada, afinal de contas cada empresa tem a sua personalidade, como acontece com as pessoas. Para entender o que funciona mais, os relatórios são imprescindíveis. E mesmo que você encontre um caminho de divulgação que dê muito certo não se acomode, porque se uma estratégia deu certo, isso não quer dizer que ela vai funcionar para sempre.
Quando falamos do marketing tradicional o offline, sabemos que medir resultados de ações como outdoor, busdoor, OOH, entre outros sempre foi um desafio e em muitos casos é difícil obter dados concretos e pesquisas de mercado sobre alcance e audiência, mas ainda assim é possível algumas ações. A mensuração de resultados está diretamente ligada à definição dos objetivos. Para o marketing offline é importante já ter informações e mensuração de resultados antes de iniciar a campanha. Nesta campanha você ainda pode ter um telefone exclusivo ou canal de comunicação para verificar quantos acessos vem por esse canal e informar a todos colaboradores sobre as ações para mensurar esses retornos.
Ações simples como essa, levantarão as métricas indicando o sucesso de toda a campanha. Você pode anotar tudo em uma planilha durante o mês e quando for montar a apresentação com todos os dados de análise, montar um infográfico para ficar mais fácil a visualização.
Essas informações nortearão os próximos passos e estratégias quando o assunto for investimento, assim, se um outdoor não trouxe ligações para sua empresa durante um determinado período de propaganda, vale repensar o investimento dele em outros canais de comunicação. Lembre-se que o Mix de Marketing costuma ser sempre o mais indicado.
Quando o assunto é marketing online a história é bem diferente. Com campanhas digitais é possível mensurar em tempo real, permitindo uma mudança de estratégia mais rápida e uma avaliação muito mais precisa. Mas com tantos dados já que tudo pode ser mensurado, quais são os ideais para apresentar à diretoria para mostrar a efetividade de cada ação?
Quais são os modelos de relatórios mais eficazes de acordo com seu objetivo?
Vamos dar como exemplo que o objetivo principal é vendas no e-commerce. Então as principais informações nesses relatórios devem estar ligadas a este objetivo. Qual foi a origem do tráfego? (Se você fez Google Ads e o lead veio de lá a estratégia está condizente), quantas pessoas abriram o e-mail marketing que foi enviado com as promoções? Ouve cliques? Ouve compras? Essa análise precisa ser feita por períodos estipulados também. Se sua ação online foi de um mês, não esqueça de filtrar corretamente este período de avaliação. O Google Analytics também pode ajudar a entender quais foram as páginas do site mais acessadas neste período, já que é importante que uma campanha de Inbound Marketing esteja sempre atrelada à sua estratégia de marketing digital.
Todas as análises são únicas para cada cliente, assim como as estratégias. Cada empresa tem uma história, uma particularidade, uma essência e isso deve ser levado em consideração desde a construção do briefing e quando falamos de relatórios isso não é diferente. De que adianta passar para seu cliente relatórios sobre marketing de influência se esta não é uma ação que faz parte de seu repertório de divulgação? Ter mais de 50 páginas de informações sem sentido certamente não passarão as informações necessárias. Então respondendo a pergunta do artigo de hoje: Quais são os modelos de relatórios mais eficazes? Cada empresa merece ter o seu relatório personalizado!
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