Você sabe o que é Storytelling? Antes de mais nada, vamos a um breve resumo. Esse termo provém do inglês “contação de história”. Consiste em simplesmente contar uma história com personagens e um ponto principal onde a narrativa se desenrola. Mas o que isso tem a ver com Marketing e Vendas? Continue lendo o artigo da MegUp e descubra!

Estudos sobre Storytelling existem dos mais variados e ficaríamos horas aqui falando sobre o assunto, mas a melhor forma de entender como essa ferramenta poderosa funciona em um negócio é usando um exemplo.
Em uma era onde as pessoas estão cada vez mais apressadas e imediatistas, uma abordagem diferenciada prende a atenção do consumidor e cativa clientes que se identificam com sua marca.

Dá uma olhada nesse exemplo que criamos para a MegUp:

“Mayara é uma designer talentosa. Trabalhou anos em uma empresa e certa vez, decidiu que seria um momento oportuno para montar sua própria empresa, incluindo diversos diferenciais como Audiovisual, por exemplo.

No início, Mayara tinha poucos clientes e muita dificuldade. Ela sabia o quanto era boa no que fazia e o quanto seu serviço era inovador mas existia uma barreira que a separava do sucesso e dos clientes em potencial.

Não demorou para que os problemas começassem a piorar. A divulgação de sua empresa era um serviço absurdamente caro e fazer por conta própria essa tarefa, lhe tomava muito tempo além de não possuir o conhecimento necessário para atingir o público correto. A competição em sua área de atuação era acirrada e a cada dia, Mayara via sua empresa perdendo força, a poucos passos de declarar falência. Naturalmente, a designer começou a ficar preocupada pois sabia que os riscos que assumiu eram altíssimos e a solução era ainda uma incógnita.

Mayara tentou literalmente de tudo, e nada resolveu. Até que um dia, ela conheceu a MegUp Propaganda e se inscreveu para receber uma Consultoria Gratuita. Ela tinha certeza de que a agência poderia fazer muito por ela afinal, eles entenderam quais eram seus problemas e a auxiliaram na resolução apresentando um Plano de Marketing perfeito para seu negócio. Ela decidiu fechar o contrato com a agência e depois disso, não demorou muito para que prospects começassem a entrar em contato e visitar o seu portfólio. Leads começaram a baixar o material que Mayara disponibilizou e clientes surgiam cada vez mais.
Hoje, sua empresa é referência no ramo de Design Gráfico e Vídeos, sendo reconhecida como uma das melhores do mercado.”

Viu que bacana essa estratégia?
Com o Storytelling você pode contar uma história que prende a atenção do seu público e fazer uma venda indireta que no caso da MegUp, o objetivo é instigar o leitor a se inscrever para receber uma Consultoria Gratuita.
Parece até uma simples história mas é comprovado: O Storytelling é a revolução do Marketing da sua empresa e atrai consumidores interessados em seu negócio.

Mas claro, se for utilizado da maneira correta, ok? Por isso, vamos a algumas dicas de como criar o seu:

>> PERSONAGEM PRINCIPAL
Quem é ele? Aonde ele trabalha? Quais são os principais desafios que ele enfrenta? Qual problema ele precisa resolver? O objetivo é fazer o seu (futuro) cliente se identificar imediatamente com o personagem criado.

>> CONFLITO
Como os problemas afetam a empresa? O que ele está perdendo? O conflito deve aumentar gradativamente até atingir o clímax, onde o personagem se encontra totalmente perdido. E nunca se esqueça da identificação! O seu cliente precisa se identificar dizer: eu também passo por isso.

>> PRODUTO
Em seguida, apresente o seu produto e mostre como ele “salva o dia”.
Se você fez tudo certo o cliente já está interessado. Para o desfecho, mostre o final feliz que o aguarda. Salve o seu protagonista!

Você pode fazer isso em forma de texto, carrossel de imagens, ilustrações ou até em vídeo!

Dá uma olhada nesse exemplo de Storytelling:

Incrível, não é? Mas não para por aí! As formas de usar sua história como Marketing de Conteúdo são infinitas! Já pensou em transformar clientes parte de suas próximas histórias ou criar mascotes para sua empresa em situações parecidas com as citadas acima? Use sua criatividade afinal, foi como falamos no artigo anterior: Conectar-se emocionalmente com o seu público, é o caminho para o sucesso e consolidação da sua marca.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo de hoje!

Abraços e até a próxima!