Não é de hoje que o marketing de conteúdo se tornou essencial para impulsionar qualquer estratégia digital. Ao analisar o mercado atual, pode-se entender que os blogs desempenham um papel importante na expressão de uma marca e nos negócios igualmente. Um bom artigo fascina, transforma e fortalece o relacionamento entre pessoas e empresas.

No entanto, como parte do campo de marketing descrito acima, os blogs devem considerar alguns indicadores para alcançar o sucesso e a satisfação esperada. Portanto, o cálculo do período gasto na página e o tempo estimado de leitura resultarão em na Taxa de Magnetismo.

Quer saber mais sobre esse significativo indicativo de qualidade de seus materiais? Continue lendo!

Levando em consideração os minutos e segundos gastos na página, ele reflete o período gasto pelos leitores no mesmo artigo. Com isso, quanto maior o valor, melhor! Afinal, se alguém gasta muito tempo consumindo conteúdo, isso representa utilidade e a qualidade da redação!

O segundo indicador é o tamanho do texto. Um estudo da Hook Agency deste ano mostra que a situação ideal é que um post de blog contenha 1760 palavras. Porém, muitos especialistas, como Rand Fishkin (fundador da Moz – marketing software), acreditam que um artigo deve ter o tamanho que precisa! Então não é necessário manter-se nesse “padrão” de contagem.

Cálculo da Taxa de Magnetismo

A fórmula é bem simples! Confira a seguir:

Taxa de Magnetismo = (Tempo de Permanência na Página / Tempo Estimado de Leitura do Texto) x 100

O período estimado de leitura é uma conversão métrica. Convertemos valores em medidas de tempo, não em contagem de palavras. Acompanhe um exemplo para facilitar o entendimento:

É estipulado que uma pessoa leva em média 200 segundos para ler mil palavras (isso pode depender do idioma ou da complexidade).

  1. Encontre o número total de palavras no texto. Tomemos um artigo de 1500 palavras como exemplo.
  2. Divida por 200. Isso pode gerar um número decimal. Nesse caso, é 7,50.

Pronto! Este é a duração estimada de leitura do artigo: 7 minutos e meio.

Para saber de forma exata, multiplique o valor após a vírgula por 0,60. Dessa forma, obtemos um total de 0,30: o número total de segundos inativos. Este é o tempo estimado: 7 minutos e 30 segundos.

Ao entender esses conceitos, você pode perceber a atenção do seu público na sua publicação descrita. Além disso, esses dois indicadores juntos formam o corpo principal do cálculo para revelar se o conteúdo é atraente.

Após o cálculo da taxa, quanto mais próximo o valor de 100, mais magnético (ou atraente) é o seu texto! Evidentemente, esse não é um indicador preciso, porque o leitor nem sempre lê o artigo completo de uma só vez, nem fecha a página no mesmo instante que acaba de ler.

Mas de forma geral, ao usá-la ao seu favor, será possível ter um importante indicador da qualidade do conteúdo!

Então, gostou do assunto? Diga a sua opinião nos comentários!