Ei, você já ouviu falar da técnica COISA? Imagino que ao ver o título, pensou: “Mas que COISA é essa COISA que a MegUp está falando hoje?”

NÃO, NÃO É ESSE “COISA”!

Bom, vamos acabar com o suspense? Confira agora mesmo em nosso artigo.

“Quando você precisa de coisas, peça coisas para as pessoas que possam lhe dar as coisas, para o que você precisa.” – Técnica C.O.I.S.A. – desenvolvida por José Augusto Minarelli,CEO da Lens&Minarelli.

O método C.O.I.S.A., como é chamado, consiste em otimizar o seu networking e valorizar a experiência, o conhecimento e a disponibilidade das pessoas que estão em contato com você. 

Quando se está inserido no mercado de atuação, é preciso ter contato com pessoas que contratam, tomem decisões, realizam compras, cotações, etc.
O conhecimento e o acesso aos decisores é sempre difícil, não é? Todos nós temos poucos decisores em nossas redes de relacionamento mas em contrapartida, sabemos de pessoas que podem ajudar de alguma maneira a estreitar esse contato.

O fato é que as pessoas gostam de se sentirem úteis tanto no quesito pessoal quanto no profissional. Todos fazem o uso de:

Conselhos, Orientações, Informações, Sugestões e Aproximações.

(Percebeu o que cada letra inicial forma? Sim, o método COISA!)
Vamos entender mais como usar cada uma das palavras em nossa rotina? Acompanhe.

CONSELHOS
Pessoas gostam de dar conselhos e se sentem valorizadas e úteis quando o fazem. Peça ajuda da equipe para colocar um novo produto no ar ou identificar novas oportunidades dentro da empresa. Peça conselhos, ouça!

ORIENTAÇÕES
Ouça as orientações afinal, elas ajudam a nortear o seu projeto da melhor forma. Oriente-se, Planeje-se! Onde deve ir? Com quem falar? O que é melhor? A resposta dessas perguntas vai deixar claro quais devem ser os próximos passos e metas.

INFORMAÇÕES
As matérias-primas para seu projeto de carreira ou planos para o futuro da empresa, vêm das informações coletadas ao longo do tempo. Valorize! Solicite informações e pesquise muito: Você se surpreenderá com os resultados.

SUGESTÕES
Que tal contar seu projeto para pessoas de confiança? Ao abrir seus planos aos sócios, por exemplo, você terá em troca sugestões de melhorias! “Se estivessem em meu lugar, o que vocês fariam?” Acredite, pedir por sugestões dá espaço a inúmeras possibilidades.

-APROXIMAÇÕES
Depois de pedir os Conselhos, Orientações, Informações, e Sugestões…pode ter certeza que as Aproximações aconteceram naturalmente, afinal, o seu networking está sendo trabalhado. Seu convívio com as pessoas ao longo do trajeto, são uma ponte que leva até o sucesso. Mantenha contato!

Agora, quer uma dica bônus para potencializar a técnica COISA na sua empresa e falar com quem realmente entende do assunto?

Inscreva-se já para uma Consultoria Gratuita e dê aquele UP caprichado no seu negócio!