Será que toda empresa precisa de estagiários?

A realização do estágio agrega conhecimentos acadêmicos com a vivência no ambiente de trabalho, pois pode esclarecer e complementar os temas estudados em sala de aula, na prática. Mas quem iniciou sua carreira como estagiário, o famoso “faz tudo” e às vezes alvo de piadas aqui e ali, sabe que é uma fase de muitos desafios!

No dia do estágio comemorado nesta terça-feira (18), vamos falar sobre como ajudar os estagiários em suas carreiras e fortalecer sua empresa!

Confira a seguir e boa leitura!

O estágio é um passo importante no processo de desenvolvimento e aprendizado dos alunos, pois promove oportunidades de vivenciar o real conteúdo acadêmico, a fim de adquirir conhecimentos e atitudes relacionadas à ocupação escolhida.

E ainda, o programa de estágio permite a troca de experiências entre os colaboradores da empresa, bem como a troca de novas ideias, conceitos, planos e estratégias.

Como já mencionamos, essa é uma fase de muitos desafios! A conciliação de trabalho e estudos, a renda bem limitada e um caminhão de responsabilidades que antes não faziam parte do cotidiano do jovem. Contudo, acredita-se que ter essa experiência é uma oportunidade das grandes, tanto para o recém funcionário, quanto para a empresa como um todo.

As vantagens são, desde apresentar ao estudante situações reais de trabalho, com objetivos de aprendizado em sua área, até a convivência social e trabalho em equipe. Frequentemente, os estagiários acreditam na realização profissional de fazer algo relevante e inovador, com grande potencial para serem profissionais referenciados em seus setores de atuação no futuro. É nesta fase que os sonhos parecem estar cada vez mais possíveis na realidade da pessoa!

Outro ponto positivo é que, com essa atuação na prática é possível reter melhor o conhecimento sobre o curso escolhido, através da experiência adquirida durante o período. Isso diminui muito a frustração de estudar anos sobre a mesma área para em seguida se decepcionar com a execução trabalhista da mesma.

Beleza, mas a empresa ganha com o que?

A contribuição de uma nova visão, livre de vícios e preconceitos profissionais em uma companhia é praticamente garantida com a entrada de alguém novo no mercado. Além disso, o preparo para o futuro da empresa e possibilidade da descoberta de novos talentos é outra vantagem deste método ágil e de baixo custo de contratação.

Podendo ser vista como uma forma de investimento social e, ao ajudar a treinar uma nova geração de profissionais, também se contribui para uma boa imagem corporativa! E não é novidade que, quando alguém sente que faz parte de uma equipe, ele também começa a ver esse estágio como o início promissor de sua carreira.

A empresa pode ser uma porta de entrada para trabalhar no campo de interesse e crescer no setor. Assim, o auxílio do plano de carreira se inicia desde o começo das atividades do estagiário, quando se tem um time disposto a colaborar e um bom líder para ajudar o jovem em seu desenvolvimento e eficácia.

Que tal manter atitudes positivas com seus estagiários e garantir um novo potencial para o seu negócio? A MegUp apoia essa ideia!

Curtiu esse artigo? Comente aqui o que você achou!