O Clubhouse é uma plataforma de áudio que permite conectar várias pessoas em um grupo. Com a popularidade, a rede já atraiu 2 milhões de usuários, revelou a própria empresa em janeiro de 2021. Mas afinal, o que é o Clubhouse? Como ele funciona?
O Clubhouse é uma rede social que foi lançada em março de 2020 nos Estados Unidos com o objetivo de reunir pessoas para conversar sobre diversos temas, como tecnologia, marketing, comportamento, cultura, viagem, arte, dentre outros. O Google aponta que as buscas pelo termo cresceram 4.850% em apenas uma semana.
Ele lembra o podcast, só que funciona totalmente ao vivo e sem nenhuma edição, assim como o rádio. Tudo funciona por meio de clubes e salas em grupo em que os participantes só podem se comunicar por áudio.
O anfitrião abre uma sala e compartilha o que quiser com os convidados ali presentes. Você entra em cada sala como um membro da plateia, mas se você quiser falar você só precisa levantar as mãos e os oradores podem te convidar”.
As salas possuem os “speakers”, usuários que podem falar durante a conferência, e os “listeners”, que são os ouvintes da conversa.
Qualquer pessoa que tenha criado um perfil no Clubhouse pode entrar em grupos para escutar e participar de uma discussão, desde que o anfitrião libere o seu microfone. Também é possível criar uma sala aberta (para qualquer usuário acessar); abrir uma sala com pessoas que você segue; ou iniciar um grupo privado com amigos selecionados. Você pode criar uma bio, seguir amigos e sugerir salas para eles. A proposta é ter um lugar para se encontrar com amigos e encontrar novas pessoas ao redor do mundo para contar histórias, fazer perguntas, debater, aprender e falar sobre milhares de temas diferentes.
Mas a plataforma tem algumas limitações para sua utilização. O app só está disponível para usuários de iPhone e iPad e para participar você precisa de um convite de algum usuário. Para Android há um aplicativo com o mesmo nome, porém o app é um gerenciador de tarefas que não tem ligação com a rede social original.
O host consegue agendar conversas no ícone de calendário na parte superior do aplicativo. É possível criar um nome para o evento, inserir descrição, adicionar co-host, a data e o horário para acontecer. Nessa mesma área, o membro verifica outras “palestras” programadas e pode ativar a notificação para não perdê-las. Além disso, vale lembrar que ele não permite gravar os bate-papos, curtidas, compartilhamentos e comentários por texto.
A rede social foi criada e lançada por Paul Davidson e Rohan Seth, engenheiro industrial e cientista da computação e eles explicam que escolheram o áudio porque a pessoa não precisa se preocupar com o contato olho a olho, com que roupa e onde você está, dando maior liberdade para que a pessoa utilize a rede de qualquer forma, em qualquer hora e lugar.
Se a sua empresa quiser ingressar no Clubhouse para se aproximar ainda mais do seu público através de temas e bate-papos fale conosco! Além de te enviar um invite, podemos te ajudar a construir a estratégia certa para que sua marca se torne referência e tenha autoridade em assuntos que interessem sua persona.
Fontes: