Publicitário não é marketeiro! Marketing não é vendas! E propaganda? Bem, isso você assiste sempre que entra um comercial na televisão, quando vê um anúncio na revista, ou quando vê uma campanha sendo veiculada no outdoor.

Eu vou contar para vocês um pouco sobre a diferença de cada uma dessas áreas.

PUBLICIDADE

1. Característica do que é público.

2. Pub arte, ciência e técnica de tornar (algo ou alguém) conhecido nos seus melhores aspectos, para obter aceitação do público.

A publicidade é uma área muito ampla, eu sempre digo que o publicitário é o cara de todas as profissões juntas, em uma e você sabe por quê? Quando um cliente procura um publicitário para cuidar de sua divulgação, nem sempre este profissional entende sobre aquela determinada área, então você deve estar se perguntando, como que este profissional saberá o melhor para este negócio? A resposta é simples: porque o publicitário sabe onde encontrar as informações certas para estudar o seu mercado, ele tem acesso as ferramentas de pesquisa avançadas como o Ibope, Marplan, IVC, Ipsos, entre outras, que conseguem passar o cenário atual de tudo que está acontecendo na área. A publicidade envolve o processo de desenvolver estratégias de divulgação como: qual o melhor local de exibição para minha campanha? Com que frequência? Para quais públicos? Em quais horários? Com qual apelo? Com qual redação? Com qual imagem?

Falar de um publicitário é muito complexo. Este profissional pode atuar em diferentes segmentos. Ele pode estar na área de criação, de planejamento, de mídia, de web, de social media ou de atendimento à clientes e utilizar todo seu conhecimento para trazer os melhores resultados para empresas.

PROPAGANDA

1. Difusão de uma ideia, de uma crença, de uma ideologia ou religião: fazia propaganda da sua fé.

2. Divulgação das melhores qualidades de algo ou de alguém: propaganda de um presidente; a propaganda é o que vende o produto.

A propaganda nada mais é do que o resultado do trabalho que foi executado pelo publicitário. Aquele publicitário recebeu um briefing, fez um planejamento de mercado, elaborou a criação mais interessante para chamar a atenção do seu público-alvo e logo em seguida seu material estará sendo divulgado. Este material é a propaganda, ela pode ser divulgada em diversos formatos, on-line (banners em portais, redes sociais, e-mail marketing etc) ou off-line (jornais, revistas, outdoor). O objetivo central da propaganda é a propagação de conteúdo para o maior número de pessoas possíveis e seu objetivo principal: atrair o público certo para comprar determinado produto ou serviço.

MARKETING

1. Conjunto de procedimentos e estratégias de otimização dos lucros que, através de pesquisas de mercado, busca adequar os produtos às necessidades dos consumidores;

2. Estudo de mercado. Reunião das atividades e ações que, metodicamente planejadas, tentam persuadir o público em relação a determinado produto, serviço, ideia, pessoa.

O Marketing tem como principal objetivo encontrar as melhores estratégias para que o cliente posicione um produto ou serviço no mercado. Nos planejamentos de marketing, os profissionais definem conceitos como produto, preço, praça e promoção (os 4 p’s da propaganda), ou seja, são responsáveis pela construção e posicionamento de um produto ou serviço. O profissional de marketing é um estrategista, ele mergulha fundo em suas pesquisas para conseguir atingir seus objetivos de marketing. O cara do marketing não faz publicidade, as áreas apenas se complementam entre si. “Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, precificação, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, para criar trocas que satisfaçam os objetivos dos indivíduos e das organizações” (Philip Kotler).

Num resumo geral tudo acontece da seguinte forma:

O profissional do marketing estuda estratégias para o lançamento de um produto ou serviço no mercado estudando os 4p’s e outros conceitos importantes, passa seu planejamento para o publicitário, que define quais os meios de comunicação serão usados para a divulgação, com qual frequência e que linguagem usar para atingir o público-alvo de forma eficaz, para só então, nascer a propaganda.

E você, conseguiu entender um pouco mais? 😉

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Renata Paz
Diretora de Criação e Planejamento da MegUp Propaganda
Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi e Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes reúne mais de 17 anos de experiência na área de Criação e Planejamento.


Foi eleita como MELHOR PROFISSIONAL DE PLANEJAMENTO pelo Prêmio O ABC da Comunicação em 2015.
Conquistou 15 prêmios no ABC da Comunicação junto com sua equipe.