Funil de vendas e leads qualificados você certamente já ouviu falar! Mas por que essa forma de divulgação ainda gera tantas dúvidas e incertezas sobre o seu retorno? É sobre isso que falaremos no artigo de blog de hoje.
O funil de vendas nada mais é do que o caminho percorrido por um lead até ele se tornar um lead qualificado e só então virar um cliente. E por que este conceito foi implementado nos últimos anos quando falamos de marketing e divulgação? Porque quando falamos de marketing digital é impossível vender para todas as pessoas como ocorre em uma mídia de massa por exemplo. Há algum tempo atrás publicamos um artigo falando “Não entre pelo cano, entre pelo funil” confira aqui.
Segundo uma pesquisa feita pelo mago das vendas, Chet Holmes, Produtor Cinematográfico e Escritor do Livro “The Ultimate Sales Machine”, através de uma pirâmide estruturada com estudos sobre a jornada de compra dos consumidores, foi constatado que apenas 3% dos consumidores estão prontos para realizarem compras de produtos e serviços.
A competitividade acirrada no mercado, faz com que empresas estejam sempre em busca de novas técnicas de vendas e estratégias para se destacarem da concorrência. Pensando em como facilitar esta tarefa, nasceu o Inbound Marketing que tem como objetivo educar o consumidor durante sua jornada e amadurecer a decisão de compra.
O Inbound oferece diversas opções para tornar a empresa autoridade no segmento em que atua e uma das mais utilizadas é a criação de conteúdo relevante para que o consumidor entenda melhor o próprio problema e por que o produto ou serviço oferecido, é a solução.
“O cliente muitas vezes sabe o que QUER, mas cabe a empresa mostrar o que na verdade ele PRECISA”.
Antes de mais nada, é necessário entender qual o nível de conhecimento
daquele contato sobre a sua empresa para educá-lo da melhor forma.
Quando invertemos a pirâmide citada anteriormente, perceberemos que ela possui um formato semelhante a um funil, dando nome ao famoso funil de vendas, como podemos perceber na imagem abaixo:
Para que a empresa atinja os objetivos e o público-alvo de forma direcionada, e consiga mensurar o retorno sobre seus investimentos através de uma estratégia de vendas que não seja agressiva e cansativa, apostar no Marketing de Conteúdo e/ou Inbound Marketing, dará um UP nas vendas!
Vamos entender melhor como funciona o Funil de Vendas?
Os leads são divididos pelo sistema da seguinte forma:
– Topo de funil (TOFU)
– Meio de funil (MOFU)
– Fundo de funil (BOFU)
Neste tipo de divulgação e as estratégias acontecem resumidamente da seguinte forma:
– Atração: Atraindo o cliente através de conteúdos de valor;
– Conversão: Capturar o contato de consumidores interessados;
– Relacionamento: Aproximar-se do público em questão;
– Venda: Vender para quem está totalmente interessado;
– Análise: Acompanhar cada passo, a fim de otimizar as estratégias e
conquistar os melhores resultados.
Quando os leads chegam no fundo de funil, eles já estão prontos para realizar a compra de seus produtos ou serviços e se tornam clientes! Desta forma, a estratégia para sua equipe comercial fica muito mais direcionada. Se você quiser saber mais a fundo sobre estratégias de Inbound Marketing com funil de vendas para atração de leads, baixe nosso Ebook Gratuito “Introdução ao Inbound Marketing” clicando abaixo.
O funil de vendas e leads qualificados são essenciais para que você tenha sucesso em suas estratégias de marketing digital e nós podemos te ajudar a dar aquele UP nas vendas! E então, topa esse desafio? Preparado para resolver todos os problemas citados no início da página? A hora é agora!
Se você precisar de ajuda para implantar todas essas estratégias pode contar com a nossa equipe de especialistas em Marketing Digital. Temos profissionais premiados e reconhecidos que poderão fazer toda a diferença na sua campanha. Entre em contato com nossa equipe pelo Whats.
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