O Marketing de Relacionamento é sem dúvida considerado como a humanização das marcas, já que conta com um conjunto de ações com intuito de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes.

O principal objetivo, é fazer com que seus clientes se tornem fãs dos produtos ou serviços prestados pela sua empresa e por isso o Marketing de Relacionamento contribui para a humanização das marcas.

Para que você possa implementar esse tipo de marketing, é essencial que essa cultura comece com seus colaboradores, já que fidelizar um cliente exige um conjunto de estratégias diferenciadas para que sua equipe possa utilizar técnicas e processos de aproximação com o cliente sempre que possível.

Tudo isso começa desde o primeiro contato com seu cliente. É ideal que a empresa tenha um sistema de atendimento ao cliente que conquiste e cative o público-alvo para que a aquisição de um produto ou serviço seja concluída com sucesso, abrindo oportunidades de se estender sempre que possível.

Dentre os inúmeros benefícios do Marketing de Relacionamento, podemos destacar uma maior mobilidade por parte da empresa, a percepção positiva e a proximidade com o cliente que é estabelecida através da utilização desta ferramenta.

Podemos considerar também que esse tipo de ação pode ser considerada um diferencial já que cada empresa criará um sistema próprio para realizar com seus clientes, seja de forma geral ou individualizada fazendo com que eles se sintam a peça mais importante dessa relação comercial, pois os clientes são a fonte de receitas que mantêm a empresa. 

Diante de um mercado que oferece produtos e serviços com preços equivalentes e uma concorrência acirrada, este pode ser um caminho muito interessante para posicionamento e geração de valor de uma marca.

Vamos lembrar que ter uma marca ativa na memória das pessoas é um ponto positivo a se analisar, já que o cliente satisfeito se encarregará de fazer a divulgação da sua empresa através do bom e velho marketing “boca a boca”.

Quando a sua reputação é criada através de testemunhais e experiências positivas, fica muito mais fácil ganhar ainda mais clientes.

Essa ligação afetiva que o marketing de relacionamento como ferramenta de humanização das marcas através de vários tipos de estratégias, depende sempre de um bom planejamento, onde tudo se inicia através do estudo de mercado e da sua persona, entendendo quais são as suas dores, dificuldades e objetivos.

Essas informações você pode adquirir através do rastreamento de informações através de fontes seguras, participação de grupos de redes sociais que tenham públicos semelhantes ao seu, bem como a realização de uma breve pesquisa de satisfação com perguntas simples e objetivas.

Somente depois dessas análises você poderá traçar uma estratégia mais segura. Mas ressaltamos que é extremamente importante que você identifique quais são os clientes que trazem rentabilidade e negócios com mais frequência para traçar uma estratégia personalizada para eles.

Diante de todas essas informações, listamos algumas estratégias que acreditamos serem essenciais para você construir o marketing de relacionamento na sua empresa.

Atendimento diferenciado

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% das pessoas afirmam que receber um bom atendimento é mais importante do que o valor ou qualidade do produto.

Por isso, invista nos canais de contato e na capacitação do seu time.

Sabemos que atendimento ao cliente é o ponto crucial para o fechamento de qualquer negócio, mas vale ressaltar que cada empresa pode ter a sua forma de realizar esse atendimento de acordo com sua estrutura, sempre pensando que o objetivo final é fidelizar o cliente.

Então, você pode começar pensando: como eu gostaria de ser atendido por essa empresa (se colocando no lugar do cliente).

Após essa pergunta, você pode analisar o que sua equipe pode realizar no pré e pós atendimento de acordo com suas possibilidades.

Programas de fidelidade

Para implantar uma estratégia de programa fidelidade é ideal que você possa mapear quais são as regras de funcionamento quando for criar o regulamento, para que ambas partes sejam beneficiadas.

Um programa de fidelidade atrativo deve ser de fácil entendimento para qualquer pessoa, funcional e ainda gerar interesse do seu público com ações que soem como benefício para ele.

É sempre importante você conquistar primeiro o cliente para que depois possa oferecer algum produto ou serviço. (Leia mais sobre esse assunto lendo esse artigo do nosso blog)

Redes sociais como canal de comunicação

Ter redes sociais somente para não se sentir “fora do mercado” não é suficiente. Para que ela funcione como um canal de comunicação com seus clientes, é preciso um acompanhamento diário e a publicação de conteúdos que sejam extremamente relevantes para sua persona.

Nesses conteúdos você deve sempre destacar posts interativos através de enquetes, perguntas e vídeos, já que é através deles que você terá chance de se comunicar com possíveis prospects. A devolutiva deve ser sempre rápida tanto nos comentários como através do direct.

E-mail Marketing com novidades

Baseado nos gostos e últimas buscas dos clientes, envie um e-mail marketing destacando novidades, promoções e mantendo seu cliente sempre atualizado.

É uma forma de mantê-lo sempre aquecido mostrando que lembrou dele.

Além dessas ideias, existem muitas outras que podem ser planejadas para fazer do marketing de relacionamento uma importante ferramenta para que você conquiste leads qualificados e fidelize seus clientes.

E então, o que achou? Concorda conosco que O Marketing de Relacionamento é a Humanização das Marcas? Quer uma ajuda para montar essa estratégia para sua empresa? Entre em contato com nossa equipe pelo Whatsapp.