SEO: o segredo do topo. Você sabia de que nada adianta você ter um site publicado na internet e um belo trabalho de divulgação nas redes sociais se você não tem uma estratégia de SEO? Pensando no UP que você precisa pra chegar na primeira página do Google nós da MegUp preparamos este artigo especial para você saber tudo sobre o assunto. Vamos lá?
SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas web para melhorarem seu posicionamento nos mecanismos de busca. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade e possibilitando que sua empresa seja encontrada com mais facilidade.
O SEO é uma das principais estratégias quando falamos em campanhas de Marketing Digital, sem ela todo o trabalho pode ir por água abaixo.
Quem nunca sonhou em aparecer nas primeiras posições de busca orgânica do Google? Se esse é o seu objetivo então tenha certeza que você precisa de SEO já que ele permite que seu site chegue lá no topo sem precisar de investimento em mídia e apenas cuidando da otimização de suas próprias páginas e no relacionamento com outros sites.
Como surgiu o SEO?
Em 1993 surgiu o Architext, considerado o primeiro buscador da internet (que se tornou o Excite). Logo após surgiram o Yahoo! (1994) e o Google (1997).
Fundado por Larry Page e Sergey Brin, o Google foi criado para ser uma ferramenta de busca de larga escala e “organizar a internet”, usando a estrutura de links para determinar a relevância das páginas de acordo com a busca do usuário.
A ideia de utilizar os links recebidos por uma página é inspirada no meio acadêmico: um artigo ou pesquisa científica que recebe citações de revistas e artigos de outros autores, principalmente os que têm melhor reputação, são considerados mais confiáveis. Seguindo essa lógica, foi desenvolvido o revolucionário Pagerank: uma métrica de 0 a 10, criada por Larry Page e calculada pela quantidade e qualidade de links recebidos.
Em 1997 que o termo SEO foi mencionado pela primeira vez, no livro Net Results, escrito por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner. Segundo eles, o termo surgiu em uma discussão sobre o posicionamento do site da banda Jefferson Starship em sites de busca. Ao incluírem mais palavras-chave com o nome da banda no conteúdo do site, notaram que o site voltou para a primeira posição. Com isso, Bob e Leland chamaram essa técnica de Search Engine Optimization.
Como existem milhares de páginas sendo publicadas todos os dias na internet, isso faz com que haja bastante concorrência. Portanto, como fazer com que uma página fique à frente de outras?
E aí que entra o SEO (Search Engine Optimization). Como a própria tradução já sugere, SEO é uma otimização para os motores de busca, isto é, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.
O Google define a priorização e a relevância dos resultados baseado em mais de 200 fatores de ranqueamento. Todos os anos várias pesquisas são feitas para tentar desvendar todos os fatores utilizados. A Backlinko fez uma lista com os 200 fatores de ranqueamento, sendo que os 10 principais fatores apresentados foram:
- Page Authority / PageRank;
- Autoridade do domínio;
- Relevância de Links;
- Conteúdo original e de qualidade;
- Tamanho do conteúdo;
- Palavra-chave no título;
- Palavra-chave no conteúdo;
- Tempo de permanência na página;
- Velocidade de carregamento da página;
- Design responsivo.
O Google é a principal ferramenta de buscas do mundo. Todos os meses, são cerca de 100 bilhões de buscas realizadas e no mundo todo, ele é responsável por quase 93% das buscas realizadas. Por esse motivo ele é um importante meio de divulgação e se você não quer investir pesado no Google Ads com mídia paga, a melhor saída é utilizar as estratégias de SEO.
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Fonte: Resultados Digitais