Você sabe o que é SPAM e como evitá-lo na sua estratégia de marketing digital? Pois bem, atire a primeira pedra quem nunca ficou esperando um e-mail que não chegava na caixa principal de mensagens, até que ao clicar no SPAM ele estava lá, com dezenas de outros e-mails – alguns, inclusive, de origens duvidosas.
Acontece com todo mundo, não é mesmo? Podemos definir o SPAM como aqueles e-mails que são tão indesejados que eles não aparecem na caixa principal de mensagens, tampouco sabemos o motivo de recebê-los. Tanto que a sigla em inglês se refere ao termo Sending and Posting Advertisemnet in Mass, no bom e velho português significa Enviar e Publicar Publicidade em Massa.
Ou seja, são aqueles e-mails enviados com frequência pelo mesmo remetente com o objetivo de divulgar algo que muitas vezes nem foram consentidos pelos usuários. Mas o que difere o SPAM do e-mail marketing?
É exatamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje, então continue a leitura para entender como evitar essa cilada na sua estratégia.
SPAM X E-mail marketing
Tanto o SPAM como o e-mail marketing possuem o objetivo de divulgar um produto ou serviço. Mas a grande diferença entre eles é que o primeiro não é consentido pelo usuário, já o segundo, sim.
Embora o SPAM tenha fins publicitários, alguns podem conter vírus, então ao clicar em um é necessário ter muito cuidado. No entanto, em certas ocasiões, alguns e-mails podem chegar na caixa de SPAM, mesmo que tenham sido solicitados. Isso pode acontecer em situações, nas quais, o usuário precisa recuperar a senha de algo ou necessita de algum código, por exemplo.
Mas se solicitamos, por que eles não vão para a caixa principal? A respostas é simples: o servidor pode entender alguns e-mails como SPAM, por possuírem mensagens semelhantes a outras que foram identificadas como lixo eletrônico.
Então, mesmo que não seja o caso, é uma prática protetiva para evitar conteúdos indesejados, desse modo, cabe ao usuário definir o e-mail em questão como seguro.
Como evitar o Spam na estratégia de marketing digital
Como já entendemos, alguns e-mails podem cair na caixa de SPAM, mesmo que o usuário tenha assinado para receber os conteúdos da empresa. Como o e-mail marketing é um recurso muito importante para o relacionamento com o consumidor, não estar na caixa principal de mensagens dele pode ser muito prejudicial para a estratégia.
Mas, certamente, existem maneiras de evitar cair no SPAM. Pensando nisso, vamos apresentar 5 dicas de como não cair nos e-mails indesejados do seu lead. Acompanhe a seguir:
1. Limpe a lista de e-mails
Toda lista de e-mail pode ter aqueles endereços que não acrescentam nas estratégias, é muito comum, por exemplo, encontrar e-mails que não existem, mas estão lá na base de contatos.
Esse tipo de envio pode ser identificado como SPAM, prejudicando assim a comunicação com o lead que teve o conteúdo recebido no lixo eletrônico. A melhor maneira de evitar isso é fazendo a higienização da lista de e-mails para garantir uma boa entregabilidade.
2. Não use clickbaits
O clickbait é uma prática para atrair o público por meio de títulos sensacionalistas ou enganosos. Essa é uma característica do SPAM, que usa dessa estratégia para fazer o usuário clicar no e-mail.
Além de não ser ético, por prometer algo que não vai cumprir, maquia os resultados, uma vez que, traz uma experiência negativa ao público que realmente deseja consumir conteúdo de qualidade e que possui intenções reais de compra.
3. Fuja do padrão SPAM
Assim como os clickbaits, existem outras características que estão associados ao SPAM. Conteúdos escritos em vermelho, caixa alta, assunto dos e-mails com mais de 50 caracteres e termos como grátis, promoção, off, clique aqui, entre outros, usados excessivamente fazem parte do padrão SPAM, portanto, cautela ao usar!
4. Dê a opção de descadastramento
O objetivo do e-mail marketing é entregar conteúdo apenas para o público interessado, desse modo se o seu e-mail chegar a alguém que não faz parte da persona da sua estratégia de marketing, o usuário tem a possibilidade de não receber mais a mensagem ao fazer o descadastramento.
Não ter essa opção é ir contra as boas práticas de envio de e-mail marketing, por isso os conteúdos podem ser considerados SPAM.
Além disso, quando alguém faz o descadastramento, ela pode dizer o motivo da ação, o que ajuda ainda mais na estratégia de marketing, pois às vezes o envio pode ser demasiado, o conteúdo pode ser considerado irrelevante ou a pessoa, simplesmente, não possui interesse.
5. De olho na frequência de envios
De acordo com a pesquisa TechnogyAdvice, 45,8% dos assinantes sinalizam como spam e-mails que são enviados com muita frequência. Ou seja, é preciso definir adequadamente a quantidade de vezes que os conteúdos serão disparados.
É necessário manter uma regularidade para o lead não perder o interesse, mas isso não significa que deve encher o a caixa dele de e-mail.
O equilíbrio é necessário, além do mais, o nível de interesse do público pode ser diferente, quem acabou de entrar na lista de e-mail costuma dar maior importância que aqueles que já conhecem a empresa, por exemplo. Desse modo, a segmentação é muito importante.
E então, agora que sabe o que é SPAM e como evitá-lo na estratégia de marketing, que tal colocar essas dicas em ação ou rever essas práticas para ter ainda mais eficiência no envio de e-mails?
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