Investir em MKT não é custo é investimento. Investir para receber!

Você é consumista? Gosta de comprar roupas? Sapatos? Eletrodomésticos? Eletroeletrônicos? Livros? Comida? Cursos? Certamente você deve ter respondido sim para uma das opções acima e se eu não acertei nenhum dos seus gostos não tem problema. O que eu quero dizer aqui é que todos nós somos consumidores. Todo mundo compra algo. Tem pessoas que gostam de fazer compra presencial e tem pessoas que gostam de fazer compras online. Segundo a pesquisa do site E-Commerce Brasil, em abril de 2020 as vendas online cresceram em 81% no Brasil chegando a 24,5 milhões por conta da pandemia. É um salto e tanto!

Dentre todos os bens de consumo, sejam eles duráveis ou não-duráveis existem alguns deles que são objetos de desejo para as pessoas. Esses produtos trabalharam muito a sua marca pra trazer um posicionamento de valor tornando sua aquisição uma meta, um objetivo ou um sonho. O que podemos dizer sobre o IPhone e o Samsung? Os apaixonados pela Apple não querem nunca mais saber de outro celular, tablet ou computador que não seja dessa marca. O mesmo acontece com a Samsung.

Mas o que faz uma marca se tornar uma gigante no mercado?

O site TecMundo divulgou no ano passado algumas informações interessantes sobre as marcas mais valiosas do mundo em 2019 e adivinha? Segundo eles, a consultoria Interbrand divulgou que a Apple aparece na liderança pelo sétimo ano consecutivo, avaliada em US$ 234 bilhões sendo a primeira marca a atingir este patamar na história. O ranking das top 10 ficaram assim:

  1. Apple: US$ 234,24 bilhões
  2. Google: US$ 167,71 bilhões
  3. Amazon: US$ 125,26 bilhões
  4. Microsoft: US$ 108,84 bilhões
  5. Coca-Cola: US$ 63,36 bilhões
  6. Samsung: US$ 61,09 bilhões
  7. Toyota: US$ 56,24 bilhões
  8. Mercedes-Benz: US$ 50,83 bilhões
  9. McDonald’s: US$ 45,36 bilhões
  10. Disney: US$ 44,35 bilhões

Mas como será que essas empresas conseguiram? Existem vários fatores que contribuem para o sucesso como um diferencial estratégico, relevância, engajamento e principalmente presença. Para que tudo isso se materialize pode ter certeza que o marketing sempre está por trás de tudo. Vamos dar um exemplo simples. Você vê dois celulares: um celular da Motorola e um Iphone. Os dois exercem as mesmas funções como fazer ligação, tem câmera para foto e filmagem, enviam mensagem, baixam aplicativos etc. Mas o que faz os olhos de uma pessoa brilharem ao olhar para o Iphone? A resposta parece difícil, mas é simples: a Apple não vende apenas um celular, ela vende sonhos. Em todas as propagandas da empresa você nunca verá apenas uma imagem do telefone, você verá imagens de pessoas compartilhando momentos, vivendo experiências diferentes que trazem ao público uma sensação de felicidade e liberdade. Por esses e outros motivos eles sempre acabam saindo na frente. Imagem da Apple sede ou de alguma loja conceito

Como atrair meus clientes para olharem para a minha empresa e para os meus produtos de forma diferenciada? Você precisa oferecer algo que nenhum concorrente tem e isso não é uma tarefa fácil. Existem muitos especialistas na área de marketing e publicidade que podem te ajudar a encontrar esse caminho.

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O consumidor hoje é muito mais exigente e antes de comprar um produto pesquisa muito sobre todos os detalhes, por isso, precisamos saber aplicar a lei da atração para nosso público-alvo.

Há uns 15 anos atrás quando ainda trabalhava como Designer Gráfico em uma Revista / Editora, uma conhecida minha me entregou um DVD e disse: “Você precisar assistir isso hoje!” Fiquei tão curiosa que dei um jeito de assistir no mesmo dia. Esse filme era “O Segredo”, de Rhonda Byrne. Muitas pessoas já assistiram, mas se você ainda não teve essa maravilhosa oportunidade faça como eu fiz naquele dia, assista hoje mesmo! Esse Best-Seller vendido em mais de 20 países pelo mundo é basicamente um mantra para que você projete mentalmente tudo que gostaria de mudar em sua vida tornando isso possível e real. Sempre que você consegue governar os seus pensamentos e ações de forma positiva você certamente poderá alcançar o que sempre desejou.

Mas você deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com o marketing? O marketing surgiu para divulgar empresas, produtos e pessoas. Você pode ter o melhor negócio do mundo, mas se ninguém souber que você existe, onde você está e qual é o seu propósito, de nada vai adiantar todo o seu esforço. Eu enxergo que o marketing pode criar a “lei da atração” para trazer o seu cliente ideal e o que você precisa é se comunicar e entrar na mesma sintonia dele.

Energeticamente falando isso é um tanto quanto matemático, mas a mesma pessoa que sonhou com aquele Iphone é alguém que quer se sentir importante por ter uma marca valorizada, com um sistema operacional único, um design agradável e multicolorido. A sua empresa só precisa encontrar o caminho para alinhar sua expectativa com a realidade do cliente e se essas ideias seguirem os mesmos valores, tenham certeza que o resultado só poderá ser o SUCESSO! Gif de sucesso!