Agência full service ou especializada? Que dúvida cruel, não é mesmo? Hoje trouxemos mais um assunto polêmico muito comentado pelas empresas antes de contratar uma agência. E nosso intuito aqui não é puxar sardinha para o nosso lado não (que somos full service) e sim trazer várias formas de pensamento para ajudar você a descobrir o que melhor se encaixa na sua necessidade. Vamos em frente?

O que é uma agência full service?

Uma agência full service é aquela que tem expertise e equipes capazes de gerenciar todas as estratégias de marketing e de publicidade dos seus clientes, inclusive prestando serviços em vários tipos de mídia, tanto online quanto offline.

Os tipos de serviços oferecidos englobam:

  • Campanhas Publicitárias;
  • Pesquisa e Planejamento;
  • Estratégias Online e Offline;
  • Desenvolvimento de Sites;
  • SEO;
  • Assessoria de Imprensa;
  • Audiovisual;
  • Branding;
  • Relações Públicas;
  • Live Marketing;
  • Merchandising;
  • Design Gráfico;
  • Marketing Direto campanhas de e-mail marketing;
  • Marketing Digital;
  • Redação e Storytelling;
  • Entre outros…

A ideia é oferecer soluções completas, através de equipes que irão trabalhar de formas integradas, desenvolvendo trabalhos em praticamente todas as áreas da comunicação, podendo atender a uma demanda variada de clientes, em diversas categorias de mercados e com diferentes necessidades.

As agências Full Service têm um modelo de organização de seus processos muito mais estruturado quando iniciam um novo projeto com clientes que optam pela comunicação 360. Esta empresa terá um atendimento dedicado à conta que ficará responsável em transmitir para toda a equipe quais são os objetivos, anseios, dores e dificuldades, com intuito de que todos os envolvidos juntos, consigam buscar estratégias para o sucesso do cliente.

Todas as áreas participam deste processo de implantação passando pela área de atendimento, financeiro, administrativo, planejamento, mídia, tráfego e criação. Então tecnicamente, todas as áreas estarão cientes do projeto. A integração das informações e das campanhas trazem como vantagem uma economia de tempo e de dinheiro, além de uma certeza de que tudo estará sendo trabalhado de forma sincronizada.

Um outro fator interessante é que os contratos fee mensal (contratos de longo prazo, geralmente a partir de 12 meses), acabam tendo um preço muito mais em conta para um contratante. Isso acontece por que a agência consegue estabelecer preços mais interessantes mesmo com um alto volume de serviço, já que compensa muito mais ter um cliente fixo, do que um cliente esporádico.

Full Service – Soluções completas para empresas

Mas também existem algumas desvantagens de se contratar uma agência full. Se acontecer de a sua empresa contratar uma única agência, que você ainda não conhece muito bem o trabalho, ou que não tenha expertise no seu setor de negócios, você corre o risco de colocar toda sua estratégia de comunicação nas mãos de um grupo de pessoas que tem por natureza seguir apenas um caminho.

O que é uma agência Especializada?

Agências Especializadas, são agências que focam sua especialidade em apenas uma área de atuação oferecendo um conjunto de serviços limitado, porém de forma minuciosa e direcionada. Um exemplo disso são agências de branding, agências de design e agências digitais. Existem também os casos de agências Full Service que atendem apenas um nicho de mercado, por exemplo, setor de saúde, artístico ou alimentício por exemplo. Neste caso poderíamos também considerá-las agências especializadas.

Neste modelo de agência as tarefas realizadas pela equipe são segmentadas ou agrupadas de acordo com a espécie de serviço a que se dedica.

A qualidade deste serviço é muito superior ao de uma agência full service, justamente porque estas são especialistas no que fazem, e por isso costumam fazer com maestria.

Porém, tudo tem o seu lado positivo e negativo. Se o cliente acaba optando pela contratação de agências especializadas, terá que lidar com várias equipes diferentes, com políticas distintas. O desafio neste caso seria para buscar estratégias convergentes e pode-se correr o risco de que a marca perca sua identidade visual. Além disso, o valor costuma ser bem acima do que de uma agência full service, já que por serem especializados, são mais qualificados para a construção de estratégias de suas áreas focais.

Agência especializada – Foco em uma única área de atuação

E aí? Agência full service ou especializada? O que me diz?

E você gostou do nosso artigo? Esperamos ter ajudado você da melhor forma possível! E caso a sua escolha seja uma agência full service, conte com a MegUp Saiba mais sobre nós clicando aqui.