Estratégias de Marketing Digital, qual a melhor para o meu negócio? Todos nós já estamos cansados de saber que hoje o marketing digital é item obrigatório para qualquer empresa. Se antes ele era considerado um grande diferencial, hoje é visto como uma obrigação, já que somente através dele você conseguirá entender um pouco mais o que está acontecendo no mercado e como se comporta a jornada de compra do seu cliente. Mas afinal de contas, de todas as estratégias existentes, você sabe qual a mais certeira para o seu negócio? Hoje vamos trazer um pouco mais sobre esse assunto aqui em nosso blog. Vamos lá?

Atualmente, todas as marcas e empresas estão presentes nas redes sociais, tem um site na web e disputam seu espaço para ganhar visibilidade. A parte boa de tudo isso é que hoje, você não precisa ser uma grande empresa para divulgar seus produtos e serviços e conseguir clientes e relevância com grandes investimentos em mídia. Com uma estratégia bem direcionada e um pouco de criatividade, você pode criar campanhas de baixo investimento e sair na frente das grandes marcas.

Temos uma série de ferramentas de marketing digital que podem ser implementadas a diferentes tipos de negócios e uma coisa é fato: as vezes o que poderá servir para a sua empresa, não é igual para o seu concorrente, mesmo que ele seja um concorrente direto, pois apesar de venderem produtos ou serviços similares, as estruturas de cada corporação são diferentes. Um exemplo básico? De que adianta implementar um chat para atendimento ao cliente igual ao seu concorrente, se não haverá uma estrutura interna preparada para esse atendimento?

Ok, já sabemos então que não existe uma receita de bolo, então já esteja ciente que qualquer tipo de marketing é um experimento, até que se encontre o caminho correto. E mesmo que você encontre esse caminho, é ideal que esteja sempre atento ao que acontece no mundo. Um exemplo disso é a evolução das próprias redes sociais que podem surgir e, depois de um certo tempo, não engajarem mais como antes.

A verdade é que cada empresa deve ser encarada de forma particular, porque cada uma delas é única (inclusive falamos bastante sobre isso em um artigo aqui no blog, confira clicando aqui)

Para ficar mais fácil esse entendimento estratégico, vou listar aqui várias formas de marketing digital que existem hoje no mercado e comentar alguns casos em que a implantação de cada um seria interessante.

INBOUND MARKETING

Tá aí uma estratégia que eu particularmente sou muito fã, o Inbound Marketing. O Inbound Marketing nada mais é do que a criação de conteúdos relevantes para atração de leads que poderão se tornar possíveis clientes. Nele, a empresa não vai atrás de clientes, ela explora canais de mecanismos de buscas, redes sociais e blogs para ser encontrada. Como a ideia é criar conteúdo relevante para a persona (cliente ideal), a probabilidade de estar atraindo leads qualificados é bem grande.

A dinâmica do Inbound Marketing funciona como um funil, que chamamos funil de vendas (leia mais sobre funil de vendas clicando aqui). Alguns tipos de negócios que dão muito certo com esse tipo de marketing são empresas que tem negócios B2B e que precisam manter sempre um relacionamento com seus clientes trabalhando listagens de e-mails por exemplo, empresas que precisam vender cursos, e-commerces que precisam vender seus produtos, entre outros.

SEO

Quem nunca quis aparecer na primeira página do Google? O Google é hoje uma das principais ferramentas de divulgação quando o assunto é estratégia de marketing digital e o SEO, sigla que significa Search Engine Optimization, tem a função de otimizar um site para que ele seja facilmente encontrado pelos buscadores e atinja um ranking considerável em relação aos seus concorrentes. Ele utiliza como base as palavras-chave que os clientes em potencial mais procurariam caso se interessassem pelos seus produtos e serviços. Essas palavras devem estar incluídas em todos os conteúdos do site (páginas, artigos de blog e até em imagens), pois dessa forma seu site certamente ganhará muita relevância.

Essa é uma estratégia primordial para qualquer tipo de negócio e empresa e certamente vale e muito um investimento. Lembrando que o SEO deve ser monitorado mensalmente para que tenha eficácia, mas é um resultado que poderá trazer muitos clientes.

SEO (search engine optimization) – Uma das estratégias de marketing digital mais eficazes.

MÍDIAS SOCIAIS

A pesquisa Digital Future Focus Brazil 2015, da consultoria comScore, mostrou que os brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais. Em média, o usuário aqui fica 60% mais tempo conectado às redes sociais do que no resto do planeta. São 650 horas gastas por mês em redes sociais. No Facebook, são 58 milhões de visitantes únicos, o que representa um alcance de 78% do total de usuários únicos no Brasil.

Por esses e outros motivos que sempre afirmamos a grande importância da divulgação em redes sociais para qualquer negócio. Mas atenção: dentre as estratégias de marketing digital, ela não deve ser uma estratégia pensada isoladamente, já que ela não garante retorno em vendas como muitos acreditam por aí. Não basta somente fazer um post bacana, existe toda uma estratégia por trás disso. Você precisa saber primeiramente se a sua audiência é o seu público ideal e caso não seja, será preciso mudar os conteúdos e a forma de se comunicar. Além disso os conteúdos mais ricos e relevantes para o público tem dia e hora certa para acontecer e devem ser considerados. 

Nós indicamos as redes sociais para todos, porém é preciso estudar quais são as mais adequadas para seu negócio. Empresas que tem empresários como público-alvo por exemplo, devem investir no LinkedIn. Empresas que vendem uma variedade de produtos podem e devem investir no Instagram fazendo conexão de sua loja virtual com as publicações. Empresas que vendem produtos ou serviços para um público jovem, podem pensar no TikTok montando vídeos interativos e criativos. Tudo vai depender do seu objetivo e também do perfil do seu projeto.

Mídias Sociais – Estratégias de marketing digital de grande importância na divulgação.

E você gostou das nossas dicas? As estratégias de marketing digital fazem toda a diferença para que você alcance o sucesso em sua divulgação. Caso você precise de uma ajuda, conte com a MegUp!

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