Marketing de Influência. O que é e como funciona?
Já não é de hoje que marcas têm se aliado com personalidades influentes para divulgar seus produtos e serviços. Quando essa escolha é bem feita pela agência, os resultados podem ser muito rentáveis para o cliente. O marketing de influência segue a mesma dinâmica.
Em uma campanha a agência escolhe um influenciador (que pode ser uma celebridade ou uma pessoa influente das mídias sociais) e faz essa conexão entre a marca e o escolhido visando atrair seguidores, movimentar as mídias sociais, alavancar vendas e gerar ainda mais resultados e posicionamento.
Esse tipo de marketing é muito popular e hoje e cada vez mais a publicidade tradicional está se tornando menos eficaz devido a todas as mudanças no comportamento do consumidor, principalmente depois da pandemia de Covid-19. E essa é uma estratégia que dá certo.
Faz parte da nossa natureza fazer compras considerando informações de amigos e familiares que nos fizeram uma recomendação. É o bom e velho QI (Quem Indica). Imagine então se aquela pessoa famosa (um BBB, um cantor ou um artista) faz um storie dizendo para você comprar um creme de cabelo que você estava tanto em dúvida de qual comprar? O tiro é certeiro!
Existem alguns tipos de marketing de influência a ser considerado. Em algumas parcerias pode haver apenas “troca de favores” e em outros um investimento para que aquele influenciador fale sobre o seu produto por determinado espaço de tempo em suas redes sociais.
Geralmente no primeiro caso é possível que isso seja feito com os conhecidos “nanos influenciadores” pessoas não tão conhecidas, com menos de 1.000 seguidores, que estão em nichos muito pequenos, mas com alto engajamento. E no segundo caso geralmente são com os micro-influenciadores, (que não são celebridades, mas sim usuários de redes sociais comuns que conquistaram seguidores com pensamento parecido, e normalmente têm entre 1.000 e 10.000 seguidores engajados) e com os influenciadores celebridade ou macro (estrelas com grandes nomes e mais de 100 mil seguidores, senão milhões de seguidores).
É importante salientar que muitos profissionais de marketing perceberam que é possível colher bons frutos quando pessoas “normais” divulgam seus produtos e serviços e o resultado disso foi uma pesquisa realizada pela Forbes em 2018, definindo essas pessoas como a força do marketing do futuro.
Embora o número de seguidores dos micro-influenciadores possa ser menor que o das celebridades, seus públicos-alvo são engajados e interagem com o conteúdo que esses criadores publicam. É mais barato para uma marca colaborar com um micro-influenciador do que com uma celebridade.
Mas o marketing de influência é basicamente isso: uma colaboração entre uma marca e um influenciador para divulgar um produto para um público, promover a visibilidade e aumentar a afinidade da marca.
Mas precisamos tomar cuidado para não confundir o marketing de influência com outras formas de marketing. O “boca a boca” por exemplo está ligado ao conceito de pessoas falarem sobre o seu negócio e isso não é uma condição comercial, é uma indicação espontânea, válida para compartilhar experiência.
O marketing de influência sempre envolve um incentivo (financeiro ou de outra espécie) dado ao influenciador por uma marca. Em troca ele conta aos seus seguidores sobre produtos ou serviços daquela empresa.
O marketing de indicação já acontece quando um cliente resolve recomendar uma empresa pois ficou muito satisfeito com o atendimento ou com o produto adquirido. Isso pode ser divulgado através de avaliações no Google, envio de depoimentos para serem incluídos no site ou recomendações no Facebook e diversos aplicativos, como Ifood por exemplo. Tudo isso conta pontos para que a empresa atraia ainda mais clientes.
É esperado que o setor de marketing de influência valha USD 15 bilhões até 2022, em comparação a USD 8 bilhões em 2019.
Apesar da popularidade atual, o setor deve continuar a crescer em um ritmo fenomenal, e não há sinais de uma diminuição. Isso se deve ao desenvolvimento contínuo de plataformas de redes sociais e o surgimento de novas plataformas. As que mais se destacam para esse tipo de marketing são as seguintes:
- TikTok
- YouTube
- Blogs
Mas nem tudo é tão simples como parece. O ideal é que você conte com empresas especializadas nesse tipo de estudo de qual o melhor influenciador para a sua campanha. O risco de apoiar alguma celebridade que venha a realizar alguma ação contrária aos valores da sua marca pode resultar em perda de clientes e em gerenciamento de crise.
E você, está interessado em investir nessa forma de marketing? Entre em contato conosco via Whats e vamos marcar uma call para falar melhor sobre seus objetivos de divulgação!