Como vender pelo Whatsapp? Essa é uma pergunta que sempre chega até nós quando o assunto é marketing e vendas. Agora conta pra gente, você usa bastante o Whatsapp? Nós aqui na agência vamos dizer por nós…não conseguimos imaginar nosso dia a dia sem ele! Há pessoas que ao acordarem já iniciam o seu dia mandando mensagens inspiradoras em grupos que participam, outras pessoas usam o tempo todo para se comunicar com amigos próximos ou distantes e outros que utilizam apenas de forma profissional.

Com mais de 2 bilhões de usuários no mundo inteiro e disponível em mais de 180 países, o WhatsApp está disponível em 60 idiomas diferentes e é, sem sombra de dúvidas, o aplicativo mais popular do planeta. Aliás, ele assumiu essa posição em 2020 quando finalmente superou o Facebook. O Brasil tem 120 milhões de usuários e o app está instalado em 99% dos celulares nacionais. Então se você ainda não utiliza essa ferramenta, pode estar desperdiçando uma grande oportunidade.

Certamente o seu público está no WhatsApp, independentemente de quem ele seja. Mas você deve estar se perguntando: devo sair disparando mensagens e esperar que as vendas apareçam? A resposta é NÃO! Assim como muitas outras ferramentas de divulgação, as ações de marketing de como vender pelo Whatsapp precisam de uma estratégia bem elaborada.

O Whatsapp foi comprado pelo em 2014 por US$ 22 bilhões pelo Facebook, mas o acordo incluiu a não adição de publicidade. Mark Zuckerberg tentou quebrar o acordo mas em Janeiro de 2021 resolveu suspender os planos de propaganda, já que uma das características principais do aplicativo é ser gratuito e sem nenhum tipo de divulgação. No entanto, existe a possibilidade de que o recurso de status ganhe uma integração voltada exclusivamente para a publicidade.

Mas afinal, que estratégias você pode usar quando o assunto for “Como vender pelo Whatsapp?”. Nós listamos aqui algumas dicas para você, vamos lá?

Whatsapp Business

O WhatsApp Business já alcançou a marca de 5 milhões de usuários e o Brasil é o segundo maior mercado, perdendo apenas para a Índia.

Segundo dados coletados pela SEBRAE, o WhatsApp Business já é utilizado por 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte.

Projetado para ajudar especificamente empresas de pequeno e médio porte, o app vem com diversos recursos que otimizam o atendimento e a interação com clientes, como respostas automáticas, filtros e muito mais. Você também pode contar com a opção de “catálogos”, uma ferramenta essencial para lojas que querem exibir seus produtos de maneira interativa na plataforma. Os clientes podem acessar os produtos da loja sem precisar abrir um link externo, tornando o processo de compra muito mais simples. Você também pode gerar um QR CODE e inserir ele em cartões virtuais, materiais gráficos e PDV para facilitar o contato direto do cliente com a sua empresa.

Contato Rápido e Direto

O contato do cliente pelo WhatsApp viabiliza ainda mais os negócios e permitem que empresas alcancem mais clientes sem precisar investir em uma plataforma de e-commerce ou manter uma equipe de atendimento. Mas muito mais do que exibir seus dados, produtos e serviços, o aplicativo tem potencial de trazer um atendimento muito mais próximo com seus clientes, humanizando a relação.

Através dele o contato com a sua empresa não fica padronizado e pode ser personalizado. Além disso, o vendedor pode ter contato com vários clientes ao mesmo tempo, mantendo cada um deles sempre atualizados sobre novidades ou mesmo para enviar uma mensagem de “bom dia”.

O Whatsapp também gera uma quantidade importante de dados, que podem ser metrificados e utilizados na gestão comercial, como o volume de atendimentos por dia, a velocidade do primeiro contato e o tempo médio de resposta. Além disso, as mensagens são um registro instantâneo das negociações. 

Whatsapp como forma de pagamento

Você ficou sabendo do lançamento da funcionalidade de pagamentos via WhatsApp? Os usuários do WhatsApp Business podem enviar e receber dinheiro de clientes e fornecedores pelo próprio aplicativo, sem a necessidade de abrir apps de bancos tanto no débito quanto no crédito.

Para usar a ferramenta, é preciso configurar o Facebook Pay, que apesar do nome não está atrelado ao Facebook. O Whatsapp disponibiliza o cadastro dentro da própria plataforma. As transações são autorizadas pelo Banco Central e seguras, e os pagamentos são processados pela Cielo onde é exigida a inserção de senha e de biometria para liberar as transferências. Para que você consiga implementar mais essa facilidade, basta você ser cliente de um desses bancos abaixo:

  • Banco de Brasil (Visa)
  • Banco Inter (Mastercard)
  • Bradesco (Visa)
  • Itaú (Mastercard)
  • Mercado Pago (Visa)
  • Next (Visa)
  • Nubank (Mastercard)
  • Sicredi (Mastercard, Visa)
  • Woop, da Sicredi (Visa)

E você o que achou do artigo de hoje? Viu como vender pelo Whatsapp pode ser altamente rentável para sua empresa? A força do whatsapp na divulgação é algo que precisa ser analisado e implementado para complementar o mix de marketing da sua empresa. Caso precise otimizar suas vendas através desse aplicativo conte com a MegUp para otimizar sua estratégia. Fale conosco pelo Whatsapp Business também 😉