Casa do Dragão uma lição sobre Liderança. A arte do cinema tem mesmo muito a nos ensinar não é mesmo? E certamente para quem tem acompanhado a série (que está super em alta), vai descobrir que ela traz muitos insights para líderes e empreendedores. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue acompanhando conosco em nosso artigo de hoje!

 

ALERTA DE SPOILER

Baseada no livro Fogo & Sangue de George R. R. Martin, A Casa do Dragão é um spin-off de Game of Thrones que narra a história de conquista de terras em Westeros, mais conhecida como a Dança dos Dragões. Situada mais de 200 anos antes dos eventos da série original, acompanhamos a guerra civil que acontece enquanto os meio-irmãos Aegon II (Tom Glynn-Carney) e Rhaenyra (Emma D’Arcy) almejam o trono após a morte do pai Viserys I (Paddy Considine). Rhaenyra é a filha mais velha, contudo, Aegon é o filho homem de um segundo casamento, o que acaba gerando uma crescente tensão entre dois clãs Targaryen sobre quem tem o verdadeiro direito ao trono. Como descrito em Game of Thrones, no tempo em que a família Targaryen dominava os 7 reinos, a casa era conhecida por seus imponentes dragões, que assim como a família, acabaram praticamente extintos após o conflito interno. 

 

Dança dos Dragões

O derivado começa antes dos eventos da guerra civil travada entre membros da família Targaryen, mas deve ter boa parte de sua trama ambientada durante esse conflito, que teve uso extensivo de dragões como armas de destruição em massa.

 

Essa luta acabou levando ao enfraquecimento da família, que, sem os dragões, não foi mais capaz de manter o controle sobre o Trono de Ferro, o que leva aos eventos vistos na série Game of Thrones.

E o que tudo isso tem a ver com Liderança?

Agora vamos voltar ao assunto principal, Casa do Dragão: uma lição sobre Liderança. Conta pra gente, na sua opinião, o que você acha que uma pessoa precisa para merecer chegar ao poder? Essa série mostra claramente a disputa acirrada entre os próprios familiares. Imagine só quando visualizamos o cenário entre pessoas que não se conhecem, por exemplo. A ambição sempre foi assunto de preocupação e de desordem em diversas empresas. Muitas pessoas ficam cegas e passam por cima de qualquer coisa para atingir seus objetivos. Você já passou, ou passa por alguma situação parecida com essa? 

 

A mudança de líderes e a disputa por cargos é algo que afeta muito as pessoas de uma organização, e no caso de A Casa dos Dragões tudo fica ainda mais assustador já que a população é ameaçada por Dragões de verdade. Se fizermos uma ligação dessa ficção com a realidade, essas chantagens também podem acontecer por parte de líderes obcecados por cargos maiores. Esse abuso de poder causa diversos transtornos psicológicos e causa um grande caos, impactando diretamente na produção e nas entregas. 

 

Desperate office worker overwhelmed with paperwork, she is asking help with her hand

Agora vamos supor que você conseguiu seu posto de líder com muito esforço e dedicação, e depois de pouco tempo você simplesmente indica uma pessoa nova que você acha melhor para o trabalho para tomar o seu posto. Como seus colaboradores reagiriam a essa decisão? O turnover alto afeta também a moral dos funcionários, uma vez que alguns colaboradores ficam sobrecarregados cobrindo aqueles que saíram. Isso sem falar no clima de incerteza que se cria com as constantes saídas. Aliás, gestão de pessoas sempre foi o calcanhar de Aquiles de todo líder (confira nosso artigo falando sobre clicando aqui -> https://www.megup.com.br/gestao-de-pessoas-o-calcanhar-de-aquiles/)

 

Podemos também destacar a não aceitação por mulheres na liderança, que desde sempre sofrem com uma sociedade que tem uma visão machista e distorcida de que somente um homem tem direito e capacidade de ser rei. Até hoje, cargos e salários das mulheres são menores do que dos homens. É o que mostra levantamento da consultoria IDados, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE. De acordo com o estudo, feito com exclusividade para o G1, as mulheres ganharam em média 20,50% menos do que os homens no 4º trimestre de 2021, contra 19,70% a menos no final de 2020.

 

A liderança é o ponto principal para direcionar toda a equipe. Se algo vai mal no topo, todo esse prédio fica vulnerável e pode vir a desmoronar a qualquer momento. Por esses motivos, consideramos que a série A Casa do Dragão é uma lição sobre Liderança. E você concorda conosco? Conta pra gente sua opinião nos comentários! E se você ainda não assistiu corre pra ver. Todo domingo às 22h na HBO MAX tem episódios novos 😉

 

Fontes:

 

https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/dia-das-mulheres/noticia/2022/03/08/mulheres-ganham-em-media-205percent-menos-que-homens-no-brasil.ghtml

 

https://www.geloefogo.com/house-of-the-dragon-a-serie-da-hbo-sobre-a-dinastia-targaryen

 

https://franklincovey.com.br/blog/game-of-thrones/