Mostrar os retornos dos investimentos de Marketing e como fazer isso de forma eficiente é um desafio. As métricas de curto prazo são mais fáceis de analisar, porém existe o risco de “colher o fruto sem regar a planta” e ignorar os impactos a longo prazo.

Quando se trata de métrica, não existem respostas certas ou erradas, existem apenas oportunidades para tomar a melhor decisão para o futuro. Porém, existem uma infinidade de métodos para calcular a eficácia do Marketing. Muitas vezes, métodos mais simples tem mais destaques, como por exemplo, a atribuição de último clique.
O Marketing é tão complexo que, quando vemos uma “técnica” mais simples, os profissionais da área tendem a confiar nos métodos mais fáceis de entender, do que nas coisas que podem ser um pouco mais difíceis, diz Matthew Chappell, parceiro na Gain Theory.
Apesar deste método de último clique ser simples, pois concentra nas respostas de curto prazo, Mark Riston da Marketing Week afirma: “É como arrancar toda a fruta da árvore, mas não regar a planta”, isso está associado a riscos de se ignorar as métricas de funil superior, como por exemplo, conscientização e foco em métricas menores de funil. “Isso leva as pessoas a ver retornos muito pequenos, mas poderosos, e a perder o quadro maior”, completa.

A Direct Line, uniu seu trabalho de econometria e as métricas de marca para comprovar o efeito de longo prazo nos investimentos com Marketing, e mostrou que o impacto é maior.

“Quando você está constantemente em uma esteira de ROI de curto prazo, você verá o marketing como um custo”, explica Ann Constantine da Direct Line. “Considerando que realmente conseguimos incorporar [a peça de longo prazo] no negócio”.A ideia é mostrar que ‘ver no que deu’ é muito importante para aprender o que fazer certo, no futuro.

Já na Hiscox, a ideia é mostrar o desempenho do investimento em relação ao ano anterior, montando assim um Painel de Marketing Regular, bem como mostrar as atualizações da campanha.
“Isso significa que você começa a discussão sobre métricas de curto e longo prazo e também me dá a oportunidade de me envolver com as pessoas semanalmente ou mensalmente”, diz a diretora global da marca Hiscox, Annabel Venner.

Para saber mais sobre como os profissionais de Marketing estão medindo a eficácia, os desafios e como evitar a “armadilha de curto prazo”, assista ao vídeo.