Muitos profissionais de marketing são cobrados por resultados quando colocam uma campanha no ar. Mas a pergunta que não quer calar é: “Existe alguma maneira de saber quantos clientes cada veículo separadamente trouxe para a empresa, para poder decidir em qual deve-se manter o investimento? Consigo saber o ROI sobre cada uma das ações de marketing da última campanha?”

Se esta pergunta fosse feita a dez anos atrás a resposta seria que um veículo potencializa o outro e que o mix de comunicação tem um retorno maior do que as partes isoladas já que muitas vezes o consumidor só compra depois de ser impactado por dois ou três veículos. Apesar de falarmos de uma expectativa de dez anos atrás, mesmo com toda tecnologia que o marketing tem hoje, a resposta à pergunta não mudou. Ainda não há maneira de mensurar com precisão os resultados de uma campanha e muito menos de veículos de forma individual. Porém, quando falamos de marketing digital, temos uma vantagem de conseguir mensurar e analisar muitas informações.

Cada vez mais os clientes necessitam de informações de mensuração de ações e resultados para não errarem mais e gerarem uma vantagem competitiva baseada no conhecimento do mercado. Há regras para tudo, mensuração para tudo e índices de resultados para tudo, mas para a propaganda, o único índice que traduz o sucesso ou o fracasso de uma campanha, ainda que de forma imprecisa, é o aumento das vendas.

As empresas estão começando a questionar o modelo atual de divulgação de uma marca.

Tudo no mundo digital hoje são leis de probabilidade, portanto montar um raciocínio matemático para determinar acertos e erros será fundamental. É importante ter sempre uma visão de probabilidades boa o suficiente para indicar caminhos que possam se mostrar eficientes ao longo das ações que você realizou.

Saber calcular o ROI (Return On Investment ou, em português, Retorno Sobre Investimento) traz inúmeras vantagens para qualquer ação de uma empresa, afinal ele aponta uma relação entre o capital investido e seus possíveis ganhos.

Muitas empresas não têm cultura de investimento em marketing e isto deve-se a não medição do ROI de forma eficiente. Os CEOs das organizações se mostram insatisfeitos com os resultados e acham que o insucesso das vendas deve-se a ações mal estruturadas de marketing.
Com isso, as ações de divulgação são impactadas de forma direta, sendo diminuídas drasticamente, fazendo com que os Gerentes de Marketing tenham cada vez mais dificuldade para trazer resultados com pouca verba.


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