Carros voadores, androides trabalhando como humanos e camas que se arrumam sozinhas… É a tecnologia que os filmes dos anos 90 falavam que teríamos no futuro.  Na prática não temos essas coisas muito acessíveis ainda, mas uma coisa é fato: a inteligência artificial é real e está disponível para todos!

Velocidade, praticidade e um ótimo atendimento é imprescindível em qualquer tipo de empresa. Temos que dar as respostas e auxilio certo para nossos clientes, afim de sempre termos qualidade em nossos serviços. A inteligência artificial (tipo aquele filme “AI” que dá um medinho leve moderado) está introduzida neste segmento e torna este processo mais fácil e confiável.

Os Chatbots são mecanismos de programação e já estão sendo usados por muitas empresas. Com esta ferramenta, é possível criar fluxogramas de processos para disponibilizar aos seus clientes, leads ou prospects. Ou seja, é um robozinho que responde sozinho os seus clientes com ajuda de respostas que você programa de uma forma bem natural parecendo um humano de carne e osso (não é demais gente?).

Algumas marcas já utilizam este método para o atendimento em seus sites e até mesmo nas redes sociais, deixando o trabalho automático e melhorando o rendimento e qualidade de sua equipe responsável. A Natura trouxe uma utilização deste método para ajudar na escolha do catálogo de seus produtos. Na página oficial no Facebook, é possível responder um quiz sobre seus interesses e características, resultando em algumas opções recomendadas pelo chatbot que atende as suas necessidades. E pra você que está pensando que não é possível fazer mais que automatizar a relação da sua empresa com seus clientes, saiba que tem gente querendo mudar o mundo com esta ferramenta.  A BETA é um código binário (ou não tão binário assim rsrs) que foi feito para ajudar na luta feminista! Com ela é possível ter notícias sobre a pauta do movimento, podendo até mesmo assinar petições diretamente pelo chat do Messenger (eu particularmente estou encantado <3). Outro exemplo é a página que a UNICEF criou para abrir um debate sobre sexting (vazamento de conteúdos íntimos pela internet), cyberbullying e suicídio. A Fabi (que é a personagem fictícia criada para o sistema) conversa com você sobre o caso de um vazamento de um vídeo dela com o ex-namorado. Este é um exemplo claro de que a ferramenta de Chatbot pode ser um diferencial na relação entre o homem e a máquina.

Pra você que se interessou no mundo dos robôs conversadores, a Megup conta com uma equipe especializada para te ajudar a criar o fluxograma perfeito para o que você precisa! Entre em contato e marque um café com a gente! 😉