Quais são as tendências de marketing digital mais importantes que provavelmente veremos em 2023?

Certamente, ninguém pode dizer com 100% de certeza como será o futuro do marketing, mas os profissionais do setor podem oferecer insights e previsões úteis sobre algumas das possibilidades.

E embora tecnologias como AI e marketing orientado a dados continuem a crescer, o foco principal será nas pessoas, não na tecnologia.

1. Experiências de clientes coesas

Os clientes esperam encontrar uma experiência cada vez mais personalizada. Por isso, os profissionais devem entender determinadas interações-chave na jornada dos clientes e focar numa experiência completa, em vez de se dedicar apenas a campanhas pontuais. 

Ou seja, nada de pensar em estratégias ou ações de forma isolada. Tudo precisa estar muito bem amarrado para que os clientes se sintam impactados durante todo o processo de compra.

2. Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) vem ganhando cada vez mais força, não à toa está cada vez mais acessível, como a Alexa e Siri, por exemplo. E essas aplicações existem para facilitar o cotidiano das pessoas, de um modo geral. 

De acordo com um artigo publicado pela McKinsey & Company, haverá um crescimento ainda maior de IoT. E no que diz respeito ao marketing, é preciso pensar em estratégias que envolvem esse tipo de tecnologia para gerar uma melhor experiência ao consumidor. 

3. Realidade Virtual 

A Realidade Virtual  permite demonstrar aos usuários o que você quer dizer. No ramo imobiliário é uma estratégia excelente. Imagine um possível comprador adentrar na planta de uma casa por meio dessa tecnologia? 

É possível aplicar essa tecnologia em diversos segmentos e promover cada vez mais, uma melhor experiência ao consumidor. 

4. Big Data

A coleta de dados se tornou uma prática fundamental para as empresas que querem crescer ainda mais. No marketing esse tipo de ação é imprescindível, pois pode ajudar a entender o que os clientes querem, inclusive, pode ser uma estratégia para co-criar produtos e serviços. 

 

E então, sua empresa está preparada para aderir essas práticas nas estratégias de marketing em 2023?

Conte com a MegUP para fazer a sua empresa crescer ainda mais! E não deixe de acompanhar o nosso blog para mais dicas de marketing!