De Da Vinci à Madonna, quando pensamos em criatividade logo vem à cabeça nomes renomados do mercado artístico. Mas a criatividade é uma habilidade que todo mundo pode ter, independente da profissão.

 

E em uma agência, a criatividade é algo que não pode faltar. Mas você sabe como funciona o processo criativo? Neste artigo te explicamos como isso funciona. 

As 4 etapas do processo criativo 

A preparação 

O processo criativo começa com a preparação: reunir informações e materiais, identificar fontes de inspiração e adquirir conhecimento sobre o projeto ou problema em questão. Isso geralmente é um processo interno (pensar profundamente para gerar e se envolver com ideias), bem como externo (sair ao mundo para reunir os dados, recursos, materiais e conhecimentos necessários).

A incubação 

Em seguida, as ideias e informações reunidas no estágio 1 ficam marinando na mente. À medida que as ideias fervilham lentamente, o trabalho se aprofunda e novas conexões são formadas. 

 

Durante esse período de germinação, o artista tira o foco do problema e permite que a mente descanse. Enquanto a mente consciente vagueia, o inconsciente se envolve no que Einstein chamou de “jogo combinatório”: pegar ideias e influências diversas e encontrar novas maneiras de reuni-las.

 

A iluminação 

Esse é o momento “Eureka”. Nesta hora, os insights surgem das camadas mais profundas da mente e chegam ao consciente, muitas vezes de forma dramática. 

 

É a ideia repentina que chega quando você está no banho, dando um passeio ou ocupado com algo completamente não relacionado. Aparentemente do nada, a solução se apresenta, quando na realidade, você já teve referências suficientes para chegar no momento de “iluminação”. 

 

Implementação 

Aqui é o momento de pôr em prática e implementar as ideias e soluções encontradas. Ou seja, é hora da concretização.Certamente, o pensamento crítico é algo muito utilizado neste momento para aprimorar e aperfeiçoar o projeto, mas para chegar até essa fase é necessariamente obrigatório passar pelas outras etapas. 

 

Todos esses passos fazem parte daquilo que costumamos chamar de “brainstorming”. Ou na tradução livre, chuva de ideias. 

 

É muito importante, especialmente na fase de preparação e incubação, que nenhuma ideia seja negligenciada, porque mesmo que não seja “a ideia”, ela pode ser o caminho para algo mais adequado. 

 

Agora que você entendeu como funciona o processo criativo, você consegue identificar cada etapa quando está procurando por alguma solução?