House of Cards é uma das séries mais famosas da Netflix. E não é para menos, com um elenco de peso e orçamento milionário,  o show gira em torno de políticas, negócios e relações de interesse. 

 

No entanto, para além da trama, a série também passa ao público algumas lições importantes sobre marketing que podem ser aplicadas no dia a dia de qualquer empresa. Quer saber quais são? Continue a leitura deste artigo. 

Análise de concorrência 

Embora o jogo de poder seja o fio condutor da série, Francis Underwood chega ao cargo mais alto da política estadunidense sabendo lidar com os seus adversários. Claro que na série vale tudo para atingir um objetivo, no entanto, se tem uma coisa que o protagonista ensina é saber analisar os concorrentes. 

Coerência é palavra-chave 

Mesmo que nos bastidores da política americana os meios e ferramentas que Francis utiliza sejam duvidosos, ele não permite que o público tenha dúvidas sobre os valores que ele apresenta para ganhar a simpatia dos eleitores. 

 

Ele se mantém fiel ao discurso eleitoreiro, mesmo que isso custe um preço muito alto. Claro que a lição que fica, quando se trata de marketing é sobre não prometer o que não pode cumprir. 

 

Se mantenha fiel aos seus valores e as ideias passadas ao público para se tornar mais influente. 

Esteja pronto para as críticas 

Na política todo mundo está suscetível às críticas. A série House of Cards mostra isso o tempo todo. Mas ela ensina também que é preciso lidar com o que os outros pensam a respeito de você, mesmo que não seja algo positivo (inclusive, é para isso que existe gestão de crise). 

 

Como marca, a sua empresa precisa lidar com consumidores que podem avaliar mal o serviço ou produto. O segredo está em saber como conduzir essas reações e entender como virar o jogo! 

 

E então, tem mais alguma lição que a série ensina sobre marketing que você considera importante?