Sua empresa desenvolve estratégias de comunicação, mas você acredita que precisa aprimorá-las e ter profissionais qualificados para executá-las, no entanto possui dúvidas de como dar o primeiro passo?

 

Existem dois caminhos que podem ser seguidos para ter um trabalho ainda mais qualificado: contratar uma agência ou ter uma in-house. Existem vantagens em cada uma das modalidades, no entanto, tudo vai depender da verba que possui, do porte da empresa e, claro, de entender o quanto deseja centralizar as atividades da organização. 

 

Nesse texto, vamos explicar as diferenças entre agências terceirizadas e agência in-house para te ajudar a fazer a melhor escolha para o seu negócio. Acompanhe a leitura a seguir:

O que é agência in-house? 

Antes de mais nada vamos explicar o conceito de termo em inglês. Agência in-house é um conceito relativamente novo no mercado de comunicação, mas têm surgido com um certa frequência no meio, isso porque muitas empresas estão aderindo essa modalidade. 

 

O conceito vem para definir organizações que estruturam um departamento de comunicação dentro da companhia, mas funcionam como uma agência. Ou seja, ao invés de contar com equipe externa de outra agência, a gestão decide montar a sua própria.

 

Sendo assim, a companhia vai internalizar todos os processos que existem em uma agência de publicidade ou marketing. Certamente, há alguns benefícios em manter essa organização, como por exemplo, processos mais estruturados, mais agilidade e comunicação interna alinhada com os valores da empresa. 

 

Porém, é preciso analisar outros pontos:

Alto custo 

Estruturar uma agência in-house requer disponibilidade de orçamento, tanto para contratar profissionais quanto para oferecer as ferramentas necessárias para a execução do trabalho no dia a dia. 

Baixa qualidade do serviço 

A baixa qualidade do serviço pode acontecer por diversos fatores, entre as principais razões estão a demanda excessiva, pois se a empresa decide economizar na contratação de mão de obra, certamente, os profissionais ficarão sobrecarregados e contratações erradas. 

 

E para nenhuma dessas coisas acontecerem é preciso capacitar o time de RH da empresa. 

 

Pouca criatividade nos processos da agência 

Uma das grandes vantagens de agências terceirizadas é que elas possuem variados clientes e isso permite uma troca constante entre os times sobre processos e ideias e essas experiências contribuem muito para um trabalho mais criativo. 

 

Uma agência in-house pode correr o risco de não ter essas possibilidade, afinal, só existe uma única equipe atendendo um único cliente, que é a empresa. 

E se não optar pela agência in-house?

Agora se a sua empresa pensa em contratar uma agência terceirizada, eis aqui as principais diferenças de uma in-house:

Menos burocracia

Contar com a agência terceirizada já elimina a burocracia envolvida no processo de contratação de novos profissionais. Além disso, com os serviços prestados bem alinhado entre contratante e contratada não haverá ruído de comunicação nas demandas e nem problemas nas execuções das atividades.

Custo-benefício

Estruturar um departamento de comunicação, publicidade ou marketing na empresa é algo complexo, requer orçamento, tempo e paciência. Uma agência terceirizada já vem com essa estrutura pronta, ou seja não haverá nenhum custo com esse tipo de burocracia. 

Experiência de mercado

Ao contratar uma agência é importante olhar os trabalhos que já foram feitos, prêmios conquistados, clientes atendidos e experiência de mercado. Agência como a MegUP pode ajudar a sua empresa a alavancar os resultados. Contamos com os melhores profissionais do mercado e temos um portfólio em diversas frentes na área de marketing e publicidade. 

 

Conte com a MegUP e saia na frente da concorrência com serviços e atendimentos personalizados.