Gestão de Pessoas: O calcanhar de Aquiles. Quem nunca em algum momento como gestor passou por alguma dificuldade com gestão de pessoas? Em todos esses anos de relacionamento com empresários e Gestores de Marketing entendemos que esse é um dos grandes desafios para manter a empresa de pé, isso porque sem nossos colaboradores, nossa empresa simplesmente não cresce. Como você costuma lidar com as intercorrências no dia a dia quando se refere a Gestão de Pessoas? Esse é o artigo de hoje no blog. Vem com a gente!
Você montou um excelente planejamento com divisão de tarefas, cronogramas e um deadline perfeito e entregou para seu cliente se comprometendo com diversas entregas. Nos dias atuais muitas empresas optaram por manter uma estrutura mais enxuta e por conta disso, tudo tem que ser muito mais organizado. Aí de repente um colaborador seu fica extremamente doente e precisa se ausentar por 5 dias. Um outro colaborador acaba tendo problema com o filho que teve alguns problemas na escola e precisou se ausentar também no dia em que precisava entregar alguns relatórios. Para ajudar um outro membro da equipe precisou se ausentar porque houve um falecimento de um familiar. Pronto! O caos está instalado no seu cronograma, nas suas entregas e uma grande enxaqueca tomou conta de você! Algum desses relatos você se identifica? Então calma, respira! Você não está sozinho…isso é gestão de pessoas!
É extremamente importante que neste momento você tenha algumas cartas na manga, são elas:
- Capacidade de renegociação de prazos com seus clientes
Nada melhor do que verificar a possibilidade de estender estes prazos, desde que isso não prejudique o seu cliente. Os clientes que não puderem prorrogar, você pode passar como prioridade na lista e remanejar o trabalho para outro colaborador que esteja à disposição, até que o colaborador ausente retorne, ou ainda, poder contar com alguns parceiros freelancers de confiança para cobrirem esses momentos de aperto.
- Apoio ao colaborador
Certamente ninguém gosta de ficar doente, então procure nesse momento mostrar-se próximo do seu colaborador, mostrando que entende a dificuldade e se coloque à disposição caso ele precise do seu auxílio.
- Reconhecimento da Equipe
Para a equipe que ficou e te ajudou no momento difícil, dobrando o horário com hora extra, negocie uma bonificação, folga ou premiação. Tenha certeza que isso motivará ainda mais a união de todos.
- Manter-se calmo
Sabemos que é quase impossível pedir calma para quem está preocupado e estressado em um momento como esse, mas passar nervosismo para sua equipe focando no problema e não na solução não vai ajudar em nada. Mostre que a situação está toda sob controle (mesmo que ainda não esteja) e verá que juntos todos conseguirão resolver da melhor forma. A insegurança faz parte, mas não deixe que ela tome conta.
- Não tenha vergonha de pedir ajuda
Nem todo mundo nasce sabendo. Se você não sabe como resolver alguma situação peça ajuda a outros gestores e troque ideias para saber qual a melhor saída. Num bate papo informal, pode sempre surgir uma ideia criativa para você!
- Mantenha o foco
Existem muitos fatores hoje que fazem o gestor perder o foco. O mais importante quando estiver passando por momentos difíceis como esse é: foque nas soluções de tudo que é urgente. Deixe um pouco de lado o whatsapp, abrir e-mails a todo momento, atender pessoas que não estejam com problemas tão urgentes (que podem ser agendados para outro dia e horário)
- Monte um novo deadline
Esqueça tudo que você planejou. Agora é hora de montar um plano B! Faça um remanejamento com novas datas e estratégias e mãos à obra! Temos certeza que vai dar certo 😉
Gestão de Pessoas: O calcanhar de Aquiles. Você concorda com essa expressão? O mundo corporativo é cheio de surpresas, mas o mais importante de tudo isso é sempre ter uma visão macro de toda a situação sem se desesperar. Esperamos que essas dicas tenham sido proveitosas para você. Conte sempre com nossos conteúdos para enriquecer ainda mais sua experiência, que sabemos que é grande e não deixe de compartilhar conosco suas ideias também.