Marketing de Vaidade não paga a conta, então não entre nessa!
“Tenho poucos likes nos meus posts”
“Tenho poucos seguidores”
“Ninguém comenta ou interage com meus conteúdos”
Quantas vezes você se perguntou se a rede social da sua empresa realmente é eficaz para atrair clientes? Quantas vezes você se comparou com seus concorrentes e pensou como aumentar essas métricas? Se sua preocupação é essa, hoje o artigo de blog é para você e o que você precisa ter bem claro antes de tudo é que Marketing de Vaidade não paga a conta. Não entre nessa!
Quando você iniciou sua divulgação através do Marketing Digital qual foi seu objetivo principal? Vou adivinhar…você queria atrair mais leads qualificados e consequentemente gerar mais vendas, acertei? Por mais que uma empresa nos passe que sua ideia inicial é uma divulgação institucional, focado mais na marca e nos seus valores, o objetivo final sempre será a venda.
Agora vou te fazer uma outra pergunta: O que você prefere, ter 200 likes em uma publicação ou ter 1 venda por publicação?
Se a sua reposta é que a venda é mais importante, então neste caso os likes não são tão importantes.
Quando o assunto são as redes sociais, existem vários números e indicadores que devem ser analisados. As métricas de vaidade são métricas que não te ajudam a tomar decisões de negócios objetivas no marketing digital e que acabam atrapalhando a análise de mensuração de resultados.
Likes, cliques, compartilhamentos e pageviews devem ser mensurados com certo cuidado, já que eles são importantes apenas para você entender sobre o tráfego das redes sociais e do seu site. Mas quando você for traçar o seu relatório de marketing digital e verificar que a taxa de conversão está baixa, esses resultados são considerados métricas de vaidade.
Para que esta análise seja mais precisa, é necessário que o profissional responsável trace um bom cálculo de ROI, onde você irá analisar a taxa de conversão das campanhas. O principal é entender se a campanha traçada está gerando oportunidades e não a venda em si, já que o fator “vendas” depende de fatores internos da empresa, como por exemplo, a prestação de um bom atendimento a cliente que deve ser eficiente e qualificado. (Para saber como calcular o ROI com eficiência leia mais sobre isso em nosso artigo de blog clicando aqui ou baixe nosso Ebook Gratuito clicando abaixo)
As métricas de vaidade não são totalmente dispensáveis. É claro que ter muitos seguidores, cliques e likes também pode ser positivo e demonstrar que o negócio está atraindo cada vez mais pessoas. Além disso os prospects podem considerar isso como um ponto positivo, mas elas não devem ser responsáveis por justificar recursos e investimentos em campanhas.
Se o seu objetivo é observar leads qualificados interessados em comprar seus produtos ou serviços você precisa ter foco em outras informações como já comentamos anteriormente. Devemos lembrar também que as páginas comerciais quando não tem impulsionamento de posts e anúncio sempre alcançam um número baixo de interações.
A melhor maneira de verificar tudo isso é verificar qual o perfil dos seus seguidores, o nível de engajamento, o alcance de suas publicações e contar com todas as variáveis apresentadas pelo Google Analytics sobre o seu site.
O Marketing Digital é uma estratégia que pode ser mudada e repensada sempre que necessário e se precisar mude, já que não existe uma receita de bolo para cada empresa. O que pode funcionar para o seu concorrente, pode não ser o melhor para o seu negócio. Diante de tudo que comentamos, você concorda que Marketing de vaidade não paga a conta? Deixe seu comentário 🙂
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