Mix de Marketing e sua efetividade na busca de resultados é hoje o melhor caminho para qualquer empresa quando o assunto é divulgação!
Qual a melhor ação de marketing para que minha empresa consiga atrair clientes?
Essa é uma pergunta que eu escuto muito quando um lead qualificado chega até nós para fazer uma cotação. E na verdade trata-se de uma pergunta muito complexa, que depende da análise de uma série informações antes de ser respondida.
Quando estudamos o mercado do cliente e fazemos uma análise sobre público-alvo, concorrência e seus objetivos, fica um pouco mais claro para nós qual a melhor estratégia para cada caso, já que cada empresa deve ter um planejamento estratégico único. Mas certamente podemos responder que nem sempre é apenas uma ação de marketing que funciona para uma empresa, mas sim a combinação de diversas ações que chamamos de Mix de Marketing e sua efetividade na busca de resultados.
A definição do Mix de Marketing é ser um conjunto de elementos que formam ações do marketing que englobam os famosos 4 P’s do Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção) conceito criado em 1960 pelo professor Jerome McCarthy e muito difundido por Philip Kotler que é utilizado até os dias de hoje.
É ele que assegura qualquer campanha ou estratégia de marketing representando os 4 pilares básicos. É essa mistura de estratégias abrem um leque muito maior de possibilidades para que a empresa tenha possibilidade de alcançar seus objetivos de forma mais eficiente. Em sua definição temos:
Produto: Produto ou serviço da empresa, produtos ou serviços, branding, política de garantia, embalagem, marca.
Preço: Formação do preço, cobrança, desconto, condições e formas de pagamento, financiamento e prazo.
Praça: Logística, pontos de venda, locais de estoque, canais e cobertura de distribuição.
Promoção: Promoção, venda, publicidade, propaganda, assessoria de imprensa, redes sociais, merchandising, redes sociais, blog e influenciadores.
O Mix de Marketing tem grande importância para que os objetivos traçados sejam alcançados, isso porque cada veículo de comunicação online e off-line tem uma função mas todos juntos podem trazer o resultado esperado. Vamos dar um exemplo:
Imaginamos que uma empresa tenha um site, redes sociais incluindo Facebook, LinkedIn, Instagram, Youtube, Google Ads, divulgação em outdoors pela cidade, mídias em elevadores e anúncio em revistas. Durante a campanha é ideal que não somente a agência mas que toda a empresa tenha ciência sobre as ações, para que possam contribuir com todos os processos para atender os leads qualificados e transformá-los em clientes.
Nesta etapa de busca, quando o prospect está buscando informações sobre esta empresa e entra em contato para pedir um orçamento, rapidamente a pessoa que o atende pergunta ao final da ligação:
“De onde você conheceu a nossa empresa?”
Mais do que depressa o possível cliente dispara:
“Encontrei o site de vocês, entrei para olhar e gostei muito, aí entrei em contato”.
O que muita gente não sabe é que essa história pode ter muitos caminhos. Se você é uma empresa que faz divulgação como essa do exemplo em diversos tipos de canais, tenha certeza que foi a junção de todos eles que foi responsável para atrair pessoas interessadas.
Se você faz Google Ads, pode ser que o cliente tenha vindo de lá, mas também se você faz anúncios nas redes sociais e esse cliente viu algo que o interessou, ele pode ter clicado e entrado no seu site e ter dito à você que foi pelo site, entende? Se você fez uma mídia de elevador com QR CODE para a pessoa acessar seu site, ele pode ter dito à você que foi pelo site também.
Na verdade, todas as ações de marketing juntas podem ser direcionadas para o seu site por exemplo, portanto é o Mix de Marketing que traz efetividade para uma campanha. Não existe um ou outra ação que seja mais importante.
Talvez você pare de fazer redes sociais hoje acreditando que isso não te traz retorno e daqui um tempo perceberá que terá menos acessos em seu site. Aí você se pergunta:
“Mas tenho poucos cliques e curtidas”
Mas já sabemos que métricas de vaidade não pagam a conta não é mesmo? (Confira esse artigo de blog que fala um pouco sobre métricas de vaidade clicando aqui).
Espero que você tenha gostado do nosso artigo de hoje. E se você estiver precisando de uma ajuda para montar um planejamento estratégico para a divulgação da sua empresa, conte com a nossa equipe e entre em contato pelo Whatsapp.