É preciso estar sempre atento ao marketing digital e suas tendências, pois essa é uma área que está sempre em desenvolvimento. Desse modo, é comum que as prioridades mudem ano após ano, porque os métodos vão se aprimorando e o consumidor cada vez mais possui novas preferências.

Um exemplo disso são as estratégias omnichannel que estão se tornando comuns no varejo, justamente para atender as novas necessidades do público. Então, ficar de olho no mercado ajuda a dar um panorama do setor e estar sempre atualizado com as transformações do marketing digital

Tendências e desafios do mercado de marketing digital

A sétima edição da pesquisa States of Marketing, da Salesforce, empresa americana de software on demand, mostra que as prioridades, desafios estratégicos e táticas de marketing estão se transformando dentro de um cenário de mudanças econômicas e sociais.

O estudo constata que os profissionais de marketing, por exemplo, estão adotando métricas cada vez mais sofisticadas, para atender clientes cujas prioridades se transformam com velocidade.

No mercado brasileiro, 61% dos marketeiros dizem que as expectativas dos clientes estão mais difíceis de atender do que há um ano. E para 92% dos profissionais a pandemia mudou a estratégia de engajamento do público na internet.

O relatório States of Marketing dão boas direções sobre as tendências que o mercado deve segue. Entre os principais insights, destacamos:

  • No Brasil, o vídeo é o recurso que mais se destaca – não à toa empresas surfam na onda desse recurso, usando aplicativos como TikTok, Instagram e Youtube.
  • 83% dos entrevistados brasileiros afirmam que a habilidade de atender às expectativas dos consumidores neste momento depende de sua capacidade digital.
  • Desse modo, profissionais de marketing aceleram as transformações digitais para acompanhar as necessidades do público.
  • Métricas e KPIs continuam evoluindo, refletindo em dados mais sofisticados para análise.
  • À medida que os clientes se tornam mais digitais, o marketing digital acelera para ter estratégias que alcancem essas mudanças. 
  • 78% afirmam engajar-se com clientes em tempo real por meio de um ou mais canais.
  • Inovação e tecnologia estão entre as prioridades dos profissionais de marketing.

Por que acompanhar as tendências e mudanças do mercado de marketing?

Pesquisas como essa da Salesforce, entre outras que abordam as tendências e mudanças do mercado, são importantes para dar uma perspectiva sobre o setor e entender o porquê das transformações.

Além disso, uma empresa que sempre acompanha os dados que movem o setor está sempre apta para entregar os melhores serviços e produtos para o público. Com o devido conhecimento é possível acompanhar de forma mais assertiva as estratégias que as agências colocam em prática no dia a dia do trabalho e aproveitar oportunidades que podem surgir.

Isto é, ficar de olho nas preferências e comportamento dos consumidores é extremamente importante para estar um passo à frente da concorrência e inovar. Sendo assim, é preciso monitorar e entender como tais transformações impactam o negócio.

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