Quais são os indicadores importantes para gestão de pessoas? Existem muitas métricas que podem ser aplicadas nas empresas para administrar o capital humano. Entendê-las e analisá-las é uma forma de garantir que os recursos da empresa estão sendo empregados de maneira correta.

Entende-se como gestão de pessoas um conjunto de ações, práticas e políticas que são destinadas a condução de pessoas, incluindo áreas de recrutamento e seleção, recompensas, avaliação de desempenho e treinamento.

Desse modo, existem métricas para todas essas áreas e elas devem ser implementadas para que se obtenha sucesso no gerenciamento de pessoas. Quer entender um pouco mais sobre esses indicadores? Continue acompanhando a leitura!

O que são indicadores?

As empresas lidam diariamente com uma grande quantidade de informações e para que a gestão possa acompanhar o que acontece, bem como o desempenho interno, ela precisa ser guiada por dados, ou seja, é necessário que essas mesmas informações sejam mensuráveis.

É nesse momento que os indicadores entram na rotina da organização, pois com eles é possível avaliar as performances e gerar um histórico de dados, determinando o progresso das estratégias estabelecidas. Toda empresa, independente do setor de atuação precisa dessa mensuração, não à toa que esses dados são tão importante no marketing digital, por exemplo.

Quais indicadores para gestão de pessoas?

Para te ajudar a entender quais indicadores usar na gestão de pessoas, vamos listar os principais que toda empresa deve usar! Veja a seguir:

Taxa de produtividade

Esse indicador ajuda a empresa medir a produtividade da equipe. Ele é importante para entender se há a necessidade de otimizar os processos e avaliar como os recursos estão sendo utilizados. A partir disso, é possível, por exemplo, aplicar treinamentos aos profissionais com o intuito de melhorar alguns aspectos.

Para mensurar a taxa de produtividade é preciso levar em consideração o tempo em que as atividades são executadas, o custo e a qualidade do trabalho realizado.

Taxa de absenteísmo

A taxa de absenteísmo é extremamente importante para entender qual custo é gerado quando o profissional se ausenta no trabalho. Esse índice é calculado a partir do número de faltas e os dias trabalhados do colaborador.

Quando alguém falta na empresa, possivelmente, algumas atividades não são realizadas ou algum profissional fica sobrecarregado para dar conta do trabalho do colega que não cumpriu o dia.

Além de ser prejudicial para a equipe e empresa, pode demonstrar pouco engajamento do colaborador com a organização. E muitas ausências de colaboradores indica que algo está errado com a gestão de pessoas.

Taxa de rotatividade

Também conhecida como turnover, esse índice apresenta se há retenção de talentos na empresa. Um número baixo significa que a companhia possui ótimas condições de trabalho e contribui com a carreira do profissional.

Já uma taxa alta pode demonstrar diversos cenários. Talvez as falhas estejam no recrutamento e seleção, salário pode não ser competitivo, há poucas oportunidades de crescimento, entre outros motivos, que podem culminar na saída voluntária e involuntária do colaborador.

Índice de satisfação

O quanto os colaboradores estão satisfeitos na empresa? Essa é uma taxa inclusive que envolve outros números, como o índice de produtividade, rotatividade e absenteísmo. Profissionais felizes no ambiente de trabalho produzem mais, atingem mais metas e não saem da empresa.

Dentro da gestão de pessoas é preciso saber o grau de satisfação dos funcionários, para melhorar o clima organizacional e dar melhores condições no dia a dia.

Tempo de contratação

Esse indicador na gestão de pessoas diz respeito ao recrutamento e seleção. Processos seletivos tendem a gerar muito custo para as empresas, desse modo, quanto mais rápido ele for, melhor para a organização e também para o profissional.

Quando se leva muito tempo nesse processo, além de gerar altos gastos, a empresa demonstra que existe falhas na contratação. O objetivo é otimizar o trabalho e entender o porquê existe uma espera na admissão de novos colaboradores.

Índice de diversidade

Diversidade é um fator importante para o sucesso de uma empresa. Porque a partir dela é possível trazer diferentes ponto de vistas, atrair mais talentos e ter resultados inovadores, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável.

Portanto, é necessário que exista a avaliação desse número para entender como o recrutamento e seleção pode ser mais inclusivo no processo de contratação e tornar a empresa mais competitiva no mercado.

ROI

O ROI também é um indicador presente na gestão de pessoas, afinal de contas, ele diz respeito ao retorno do investimento.

Sua função neste setor é mensurar a eficiência de medidas que foram tomadas, como por exemplo, o quanto o novo software contribuiu para melhor produtividade da equipe ou até mesmo a contratação de um profissional com perfil mais estratégico para executar determinada demanda, como um Headhunter. O principal objetivo é entender se o investimento, de fato, está valendo a pena.

Entendeu quais são os indicadores importantes para gestão de pessoas? É importante aplica-las para compreender como melhorar os processos da empresa. Esse artigo foi útil para você? Continue acompanhando a blog da MegUP para mais dicas de gestão!