Você sabe o que é KPI e o que ela faz? Certamente, em algum momento dentro da sua estratégia de negócios essa sigla apareceu. Afinal, ela é muito importante para o desempenho de qualquer empresa.

Essas três letras significam Key Performance Indicator e elas dizem respeito aos indicadores de desempenho definidos dentro da estratégia para acompanhar a performance do negócio. Ou seja, esse conceito é uma forma de saber se as ações estabelecidas estão atingido os objetivos necessários.

Quer entender um pouco mais sobre as KPI’s e o que elas fazem dentro de uma estratégia de negócio? Acompanhe a leitura que vamos explicar para você!

Como definir as KPI’s?

Avaliar as KPI’s é uma parte fundamental de qualquer empresa, sem elas é impossível entender se as ações empregadas estão dando certo ou não. A partir dessa análise, o gestor consegue avaliar o desempenho de vários setores, inclusive o de marketing. Ou seja, elas são vitais para qualquer negócio.

Mas como defini-las? A escolha delas vai depender do setor de atuação e contexto no qual a empresa está inserida. Por exemplo, é possível usar KPI para entender quantos visitantes por mês o blog da MegUP tem e o tempo médio de cada um no site.

Já no dia a dia da agência, podemos mensurar dados para entender o CAC – Custo de Aquisição por Cliente ou o ROI de cada Job, isto é, o quanto um trabalho específico foi lucrativo. Entende como essas informações podem mudar de acordo com cada objetivo?

Mas, obviamente, existem KPI’s essenciais para qualquer negócio, assim como também existem aqueles números que não são tão relevantes para a estratégia, como é o caso dos likes nas redes sociais, tanto que esses dados são considerados métricas de vaidade, pois não contribuem efetivamente com a tomada de decisão.

Quais são as KPIs essenciais para o negócio?

Embora a KPI possa variar em cada empresa, existem algumas que se adequam para a maioria dos negócios. Então, para que você tenha mais sucesso na gestão do seu empreendimento, vamos listar as principais métricas que devem ser acompanhadas. Veja a seguir:

Taxa de conversão

Esse número mostra a efetividade de prospecção da empresa, independente, da estratégia utilizada para atrair novos clientes. De todos os contatos feitos, quantos contratos foram fechados, de fato?

Essa KPI é muito utilizada pelo departamento de marketing e comercial. E o cálculo feito para chegar nesse resultado é muito simples: é só dividir o número de contratos pelo número de leads.

 

CAC – Custo de Aquisição por Cliente

Essa KPI mostra o gasto médio dos esforços da equipe para prospectar um cliente. Desse modo, é um número muito importante para o departamento de marketing e de vendas. O objetivo é manter essa métrica baixa, pois quanto menor for, maior é o lucro que a empresa possui.

Portanto, para fazer essa conta, é preciso incluir salários dos profissionais que trabalham neste processo de prospecção, comissão de vendas, viagens, recursos utilizados no processo, reuniões, treinamentos e todos os números que envolvem a estratégia de prospecção.

A conta também é muito simples. Para chegar nesse índice soma-se todas essas despesas citadas e divide pelo total de clientes.

Indicador de Lucratividade

Independente de qualquer coisa, o objetivo é sempre lucrar. Mas como saber se os resultados com relação ao lucro estão sendo bons? Utilizando o indicador de lucratividade.

A conta é da seguinte forma: (lucro líquido anual/ receita total) x 100.

É válido ressaltar que o lucro líquido anual corresponde a soma de todos os recebimentos antes de descontos, enquanto a receita total é o quanto a empresa obtém depois de descontar os valores devidos.

Customer Lifetime Value  – CLV

Esse dado mostra o quanto o cliente participa da receita da empresa durante o tempo de contrato dele ou o tempo de relacionamento, no caso do mercado B2C, normalmente, usa o período de três anos, por não sabermos quando o consumidor compra pela última vez na empresa.

A fórmula mais simples de calcular é: ticket médio semanal x número de semanas do ano x tempo médio que o cliente permanece. O CLV é o resultado dessa conta.

Entendemos nesse artigo o que é KPI e o que ela faz. Esses dados podem ser usados

em diversos setores, seja no de marketing, vendas, financeiro, entre outros. O mais importante é identificar quais fazem sentido para cada área e avalia-las devidamente para sempre buscar os melhores resultados!

O que achou do nosso artigo? Está pronto para analisar as suas KPIs? Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos desse tipo!