Você sabia que é possível impulsionar as vendas em vários períodos do ano? Aprenda agora o que é marketing sazonal!

Marketing sazonal é o conjunto de ações estratégicas de uma empresa em determinadas épocas do ano, com a finalidade de obter um maior aproveitamento de vendas.

Desse modo, entende-se que os períodos festivos como Natal, Dia das Mães e Black Friday, entre outros, são datas comemorativas de maior lucro para a empresa.

Mas também, existem outras épocas do ano que são importantes para as vendas, por isso é importante entender quem é sua persona e público-alvo.

Dessa maneira, para garantir um maior aproveitamento de vendas em diferentes épocas do ano, vamos mostrar como vender mais sazonalmente! Acompanhe a leitura para saber mais!

  1. Monte um cronograma de datas comemorativas

Organização é a chave principal para uma estratégia de negócio, por isso é necessário definir quais datas festivas e períodos do ano são melhores para alavancar as vendas.

Em primeiro lugar, busque a identificação de quais datas comemorativas o seu público-alvo ou persona consome mais. Para isso, você pode realizar um mapeamento de todas as efemérides do ano e enquadrar nas estratégias de vendas perante aos períodos analisados.

Após isso, é importante a análise do histórico de vendas para compreender qual época teve melhor rendimento. Procure relacionar cada época com alguma data comemorativa ou período.

Desse forma, a estratégia de negócio será mais assertiva, pois você entenderá a demanda da sua empresa!

  • Datas de nichos são importantes para a sua empresa

Períodos como Natal, Black Friday e Dias das Mães são épocas importantes para alavancar suas vendas, no entanto, também é lucrativa as datas que são específicas de seu negócio.

Esses períodos nichados são menos conhecidos pelo público comum, porém são uma ótima maneira de alavancar as vendas com estratégias de marketing sobre o dia comemorativo.

Exemplificando: se você tem uma pizzaria, no dia 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza, você pode fazer uma estratégia comemorativa em que se o cliente compra duas pizzas e de brinde ganha um broto doce.

Com isso, você pode gerar atração do seu consumidor e vender mais. Ponto importante: faça estratégias que estejam de acordo com realidade financeira da sua empresa.

  • Faça parcerias que lhe vão gerar autoridade

Para impulsionar de vez a estratégia de marketing em datas festivas é importante também fazer parcerias com influenciadores digitais que possam gerar autoridade para a sua campanha.

Por isso, é importante que a empresa mapeie influenciadores digitais que fazem conteúdo sobre o que sua empresa oferece!

Exemplificando: se você tem uma loja de roupas, seria interessante uma parceria com algum influenciador que fale sobre moda, pois isso garante autoridade de sua empresa no mercado.

Ponto importante: Pequenos influenciadores podem gerar bastante engajamento, procure aqueles quem realmente podem engajar a marca.

  • Estabeleça os canais de comunicação

Toda campanha de marketing precisa da definição sobre quais os canais de comunicação que serão utilizados. Portanto, planeje os locais que sua estratégia será utilizada.

Algumas estratégias podem ser utilizadas nesses seguintes canais:

  • Estratégias de SEO para o seu site
  • Parcerias com influenciadores digitais
  • Conteúdos nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Tik Tok.
  • Anúncios pagos no Google Ads e no Facebook Ads
  • Acompanhe os resultados da campanha

A mensuração de resultados é uma das partes principais da estratégia de marketing, pois é possível entender o que deu certo, errado e o que pode melhorar.

Por isso, mensure todos os resultados das campanhas de marketing sazonal, dessa forma, com esse exercício você terá números maiores nas próximas estratégias sazonais de comunicação.

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