Você sabe a importância do empreendedorismo feminino?

Com o avanço de políticas de equidades entre homens e mulheres, o empreendedorismo feminino tornou-se um movimento cada vez mais presente na sociedade.

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), realizada pelo Sebrae, o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Dos 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões (48%) são mulheres.

Por que é importante que mulheres sejam empreendedoras?

A presença de mulheres empreendedoras no mercado de trabalho traz grandes melhorias no quesito social e econômico à sociedade.

Valorizar o empreendedorismo é ajudar a construir uma sociedade mais igualitária entre gêneros, promover oportunidade a quem merece e contribuir com o crescimento profissional de mulheres.

Além disso, por meio de mulheres empreendedoras é possível trazer mais inovação e dar novas perspectivas ao mercado, pois favorece a diversidade nos negócios.

Exemplos de mulheres inspiradoras no empreendedorismo

Pensar em empreendedoras é uma maneira de se inspirar e incentivar outras mulheres a empreenderem e contribuírem com um mercado mais igualitário. Por isso, fizemos uma lista de mulheres que diariamente inspiram tantas outras com os seus trabalhos e perseverança!

Luiza Trajano – Magazine Luiza

Impossível falar de empreendedorismo e não citar a Luiza Trajano. Considerada a rainha do varejo, Luiza é a maior acionista da Magazine Luiza, como também presidente do Conselho de Administração da empresa.

Formada em direito em 1972, Luiza trabalhou em diversos departamentos da loja até chegar no cargo de liderança em 1991. Em sua direção, foram criados as primeiras lojas on-line da empresa varejista.

Em 2016, saiu do cargo de maior liderança da companhia, mas continua sendo uma referência de força e potência, pois foi a principal responsável por elevar os negócios de sua família e tornar a Magazine Luiza umas das principais empresas do varejo.

Sônia Hess – Dudalina

Sônia Hess é outro exemplo de empreendedorismo feminino, a marca de roupas de alto padrão (Dudalina) foi fundada por sua mãe, Adelina Clara Hess de Souza e pelo pai, que era conhecido como “Duda”.

Assumiu o comando da grife em 2008, permanecendo no cargo de CEO até 2015. Sônia é a única mulher entre 12 irmãos e em 2014 a empresa da família tornou-se a maior varejista de roupas de alto padrão no país.

Heloisa Assis – Beleza Natural

Heloisa Assis é outro nome que merece destaque como mulher que inspira no empreendedorismo. Também filha entre 12 irmãos, nascida em Catrambi, comunidade do Rio de Janeiro, a empresária começou a empreitada no mercado de beleza e cosméticos ao fazer curso de cabelereiro, pois não existiam produtos apropriados para os seus cachos.

Depois de anos de experimentos em casa, Heloisa conseguiu achar a fórmula ideal para o seu tipo de cabelo, hoje são mais de 50 cremes para mulheres poderem ter um tratamento ideal para os cachos.

Em 1993, Heloisa fundou a primeira unidade de salão de beleza, hoje são mais de 34 unidades no país inteiro, além de ter o próprio e-commerce com os produtos do Beleza Natural. Atualmente, a empresa é considerada a maior rede especializada em cabelo ondulados, crespos e cacheados do país.

Um mundo com mulheres empreendedoras é um dos caminhos para um mundo melhor, não é mesmo? Incentive cada vez mais o empreendedorismo feminino, pois só assim é possível ampliar as oportunidades e ter um mercado de trabalho com mais igualdade.

Quer saber mais sobre empreendedorismo? Acompanhe nosso blog e não esqueça de deixar o seu comentário!