Você sabe como funciona a gestão de crise empresarial? Aprenda agora a como manter o equilíbrio da sua empresa em momentos conturbados.
A gestão de crise é o conjunto de estratégias para manter o funcionamento da empresa em situações que seu negócio passa por períodos instáveis.
Portando, esse plano serve para identificar o desempenho da organização no mercado, o que está dando errado e medidas para amenizar os efeitos negativos.
Existem crises em que o gestor consegue identificar antes que ela, de fato, aconteça, por isso é importante que a pessoa a qual exerce essa função, fique atento ao mercado.
3 tipos de crises que uma empresa pode sofrer
Como dito anteriormente, existem diversos tipos de crise, no entanto, é possível que gestores e analistas consigam anteceder alguns cenários.
Por isso, conheça abaixo os tipos de crise empresarial e como preveni-las:
Crise de imagem
Começando com uma das crises mais conhecidas pelo público comum, a crise de imagem afeta a reputação da empresa não somente para o cliente, mas também para a sociedade, dependendo do tamanho da organização.
Por exemplo: atualmente, por causa do amplo acesso à internet, a comunicação de empresas tornou-se ponto crucial no plano de negócio.
A partir do momento que uma organização realiza uma campanha de marketing e utiliza uma palavra ou expressão equivocada, isso tem chance de virar uma grande bola de neve e um perigo para a reputação da empresa.
Neste caso, é importante que a empesa reflita o que causou a crise de imagem e promover medidas para recuperar o crédito com a sociedade e, claro, pensar em estratégias para coibir esses erros.
Momento econômico do país
A recessão econômica também entra no leque de gestão de crise empresarial, afinal, a crise financeira no país resulta em diversos impactos na empresa como: alta taxa de desemprego, diminuição de investimentos, redução de taxa de lucro e até mesmo falência.
Por isso é importante que gestores acompanhem o cenário econômico atual do país e, até em alguns casos, analistas econômicos participem do planejamento de negócio da empresa.
Questões de legislação com o colaborador
É importante que empresas cumpram suas obrigações com a legislação e colaborador, pois os conflitos judiciais expostos na mídia rendem uma má reputação da empresa para o público, gerando assim, uma crise de imagem.
Muitos problemas que são internos acabam ganhando uma grande proporção e isso pode ser extremamente prejudicial, mas também são evitáveis quando a empresa opera dentro das legalidades.
Como agir em situações de crises
O processo de gestão de crise abrange pessoas de todos os departamentos da empresa, por isso é importante que o gestor convoque todos os representantes das áreas de marketing, comunicação, recursos humanos, financeiro, entre outros.
Desse modo, é possível criar uma estratégia mais eficaz de gestão de crise, pois terá diversos pensamentos e sugestões diferentes.
Alinhe ideias
O primeiro passo para a elaboração de uma gestão de crise eficaz é a reunião dos representantes das áreas importantes da empresa, como dito anteriormente. Já o segundo, é o alinhamento da comunicação dos mesmos.
Sendo assim, é fundamental que em momentos de crise esses representantes tenham a mesma linguagem sobre o que está acontecendo e o que a empresa pode fazer para sair dessa situação conturbada, pois ruído na comunicação é tudo o que a organização não precisa neste momento.
Diminuição de custos
Em momentos de crise econômica é importante que empresas tenham uma maior austeridade fiscal, pois isso aumenta vida da organização no mercado.
Existem diversas despesas de empresas que podem ser descartadas ou reaproveitadas, dessa maneira é essencial a análise ampla de setores responsáveis do que pode passar por mudanças, a fim de gerar economia.
Comunicação com o público
Em tempos de cancelamentos virtuais, a comunicação sincera e transparente com o público é parte fundamental para a gestão de crise, pois se as pessoas não falam bem da empresa na internet, a credibilidade cai.
É importante dizer que muitos erros cometidos que geram crises empresariais não podem ser corrigidos, mas podem ser evitados e, principalmente, assumidos. Fingir que equívocos não aconteceram e que determinadas situações não foram conduzidas de maneira adequada só piora a situação.
A dica é se comunicar de forma clara e quando a situação exigir mudança, que seja de forma honesta.
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