Você sabe o que é relacionamento interpessoal? Conheça o conceito fundamental de comunicação nas empresas.

O significado de relacionamento interpessoal é o vínculo de comunicação entre duas ou mais pessoas dentro de uma empresa. Mas também, o conceito pode ser aplicado em contextos familiar ou em qualquer situação.

Cada empresa ou lugar tem suas normas de relações de comunicação ou comportamental. Por isso, neste artigo explicaremos o que é relacionamento interpessoal e como ele ocorre dentro das organizações.

O que é relacionamento interpessoal na empresa?

O relacionamento interpessoal na empresa é a comunicação entre pessoas ou grupos e sempre engloba dois ou mais colaboradores se conectando entre si. O contexto do vínculo tem que ser profissional, podendo ser uma conexão negativa ou positiva, dependendo da postura dos funcionários.

Para ter um bom clima organizacional, a relação interpessoal deve estar alinhada entre os colaboradores para que não exista conflitos entre setores ou pessoas.   E a área de Recursos Humanos é muito importante para manter o equilíbrio na comunicação entre os colaboradores.

Como ocorre o relacionamento interpessoal na empresa?

Resumidamente, todas as atividades que as pessoas realizam necessitam da comunicação, por isso que o relacionamento interpessoal é importante na empresa.

Em razão disso, é importante que líderes e o setor de Recursos Humanos saibam como construir um relacionamento interpessoal saudável dos colaboradores nas organizações.

Aproximação

Nesta primeira fase do relacionamento interpessoal no trabalho – também chamado de conhecimento – é quando temos o primeiro contato entre os colaboradores.

É durante esta fase que os colaboradores identificam as principais características e comportamentos das pessoas.

Construção

Nessa fase os funcionários já se conhecem e começam a criar laços entre si e uma relação mais consistente. Dessa maneira, algumas amizades mais fortes surgem em relação as outras.

Continuação

Neste terceiro estágio, as pessoas estão criando um relacionamento a longo prazo, ou seja, é a fase de continuação da relação primeiramente construída.

Ponto importante: Nesta fase pode surgir problemas, caso exista conflitos de personalidade entre os colaboradores.

Deterioração

No trabalho, não necessariamente existe a fase de deterioração, acontece somente quando há conflitos entre os colaboradores, pois estão insatisfeitos, entediados ou deixam de se comunicar como deveriam.

Nesta etapa é importante um acompanhamento do RH para resolver os problemas de insatisfação e desinteresse.

Finalização

A finalização é a última fase do relacionamento interpessoal no trabalho, acontece quando surge bastante conflitos entre os colaboradores, o que resulta na separação dos indivíduos.

Em algumas situações, ela acontece de maneira natural, com afastamento de colaboradores. No entanto, há casos de brigas entre as pessoas, desse modo o Recursos Humanos ou o gestor responsável da equipe deve atuar para coibir esse tipo de comportamento.

Os tipos de comportamento no relacionamento interpessoal no trabalho

O relacionamento interpessoal é um conceito muito complexo para ser tratado nas empresas, pois aborda diferentes tipos de comportamentos e personalidades das pessoas.

Por essa razão, é importante que o RH consiga identificar os tipos de comportamentos que os colaboradores têm. Por conseguinte, o grupo responsável por essa atividade consegue mediar melhor as relações interpessoais.

Dessa forma, separamos 3 tipos de comportamentos num ambiente de trabalho:

Comportamento ativo

O comportamento ativo é o conceito que indica as pessoas mais expressivas e que sempre expressam o que está sentindo.

Geralmente, as pessoas que têm essa personalidade são mais comunicativas e sociáveis, no entanto são mais suscetíveis a arrumar confusões.

No pior dos casos, as pessoas que têm um comportamento ativo desenvolve maneiras agressivas e manipuladoras para se comunicar com o outro indivíduo.  

Comportamento passivo

Totalmente ao contrário do comportamento ativo, as pessoas passivas têm mais dificuldades de impor sua opinião ou demonstrar o que sentem.

Sempre evitam conflitos, pois não consegue verbalizar o que está incomodando. Além disso, é comum que exista uma tendência a ter problemas psicológicos e depressão, visto que sentem de maneira mais forte as adversidades do relacionamento interpessoal.

Comportamento assertivo

O comportamento assertivo é considerado o ideal para o relacionamento interpessoal no trabalho. O colaborador consegue expressar a sua indagação, porém de maneira contida e respeitosa.

Além de tudo, pessoas assertivas possuem um perfil de solucionar problemas antes que virem uma situação complicada.