Para quem conhece um pouco da rotina da MegUp, sabe que trabalhamos com datas e prazos: sem eles, tudo vira um caos!

Já pegamos um “vício” de estar alinhado com o calendário e isso realmente faz a diferença quando criamos campanhas. Por isso, queremos repassar a dica para as empresas que desejam se planejar mensalmente e usarem as datas comemorativas em suas estratégias de marketing!

Quando pensamos em fevereiro, o Carnaval passa a ser o sinônimo do mês , não é? Mesmo considerando todo o contexto de isolamento social e medidas restritivas, a data ainda é muito importante para as pessoas. Com isso, cria-se uma grande oportunidade de vendas, principalmente ao e-commerce!

Aproveite o sentimento festivo

A data oferece ótimas oportunidades para o planejamento de promoções especiais para o aproveitamento das vendas. Ainda que você não venda produtos relacionados ao Carnaval, não custa fazer referência à festa, nem que seja com um banner ou um pop-up. O importante é evidenciar que seu negócio está em sincronia com o clima de alegria e esperança.

Cupons de desconto

Disponibilize cupons de desconto com datas limites para serem usados (por exemplo, até a quarta-feira de cinzas), para os produtos mais vendidos no mesmo período em anos anteriores, na mesma época. Outra dica é analisar o que foi mais pesquisado e procurado em janeiro, mas não teve a venda concretizada e que logo terão o ritmo de vendas reduzido.  As estratégias de imediatismo e de estoques esvaziando são suas amigas nestes momentos.

Divulgação

A divulgação dos materiais deve começar o mais rápido possível por todos os canais disponíveis do e-commerce. Além do site, faça as adaptações necessárias nas redes sociais para que possam entrar no clima do carnaval e aposte nos e-mails marketing. Uma dica aqui é mesclar os materiais mais comercializados com trabalhos mais descontraídos, pois as pessoas podem interagir e se identificar com sua marca.

Diferenciação

Ao levar em consideração a imensa quantidade de informações à qual estamos expostos todos os dias, ter uma abordagem diferente é imprescindível para que seu comércio virtual se destaque. Pense em um posicionamento com uma mensagem simples e direta, de acordo com o contexto, que deve corresponder à ideia que sua marca quer passar ara o público. Este passo pode ser desenvolvido mais facilmente se a empresa já tiver uma opinião definida em suas estratégias de marketing.

Cuidado com o excesso de referências à “cair na folia”

Após um ano atípico, 2021 entrou com muitos sentimentos de esperança e de renovação. As pessoas estão mais confiantes e a economia tende a se animar nestes meses. Porém, sabemos que o número de infectados pelo coronavírus tem crescido e há grandes chances de existir uma variante aparentemente mais perigosa do vírus circulando por aí.

Por isso, infelizmente, muitas pessoas não estão no clima festivo. E ainda, se basear em uma mensagem extrema de festa, aglomeração e folia, como nos anos anteriores, pode ser uma péssima ideia. Isso pode gerar muitos feedbacks negativos e descontentamentos com sua campanha.

Deixe claro que a folia deve existir e o clima de alegria deve ser mantido, com responsabilidade e dentro de casa. Ou mesmo se basear no fato que muitas cidades darão os dias de feriado para as pessoas. Neste caso é possível focar sua propaganda para o descanso e calmaria de ficar com a família em seu lar.

O importante é fazer alguma coisa que marque o carnaval de 2021 – seja lá como ele for — para não cair no esquecimento do seu público!