Marketing Digital não é algo tão fácil como muitas pessoas imaginam. Não é apenas montar um layout e postar, sem saber ao menos se esta chamada está adequada, se o horário está correto de acordo com sua audiência, se o público selecionado realmente é o que vai trazer engajamento para seu conteúdo. O Marketing Digital é algo muito mais completo. Existe um planejamento por trás de cada ação, um estudo de identidade visual, uma abordagem própria para cada marca, pesquisa de mercado e muuuuuito mais.
Tudo no mundo digital acontece com uma velocidade incrivelmente relâmpago e recentemente um dado extremamente importante, trouxe ainda mais preocupação para quem atende clientes neste escopo. O alcance do facebook sofreu uma mudança drástica em seu feed de notícias, por exemplo. Hoje uma publicação em sua fanpage tem um alcance orgânico abaixo de zero. O que isso significa? Que se não houver investimento nenhum, seu conteúdo não atingirá ninguém. Uma explicação para isso é que muitas pessoas não tem mais acessado o facebook como acessava antigamente, já que a grande queixa é a grande quantidade de anúncios que tem impactado os usuários. Nosso amigo Mark escutou a voz do povo e resolveu mudar novamente seu algoritmo, prezando cada vez mais pelas postagens pessoais e não comerciais. Neste momento, ficamos aqui nos perguntando: Ok, muito bacana, mas quem paga a conta?
O que tem ocorrido também são diversos conteúdos “despreparados” acontecendo por aí. As empresas começaram a inflar as redes sociais com os conteúdos e anúncios que, na maioria das vezes, não são atrativos para a maioria dos públicos. Além deste problema, alguns desses anúncios são levados ao consumidor final pelo meio digital de forma invasiva, tornando a experiência do internauta conflituosa e não prazerosa e fazendo com que os usuários se desligassem do propósito inicial dessas redes sociais: se conectarem com amigos e familiares.
Muitas plataformas estão mudando seu alcance e frequência de conteúdos gerados por marcas ao seu consumidor final, não apenas o facebook. Os problemas na navegação em outros sites é um dos fatores que as empresas como Google, pretendem mudar a partir deste ano também. Muitos sites utilizam em seus “mídia kits” formatos densos e extravagantes, sem pensar na navegação do usuário e sim apenas na questão financeira, fazendo com que a veiculação de propagandas fraudulentas e invasivas seja constante.
Em 2016, cerca de 615 milhões de equipamentos, entre eles mobile e desktops, obtinham algum tipo de bloqueador de anúncios instalados. Isso reflete numa carência de cuidado dos anunciantes e veículos ao levarem conteúdos aos internautas. Pensando nisso, a nova versão do Chrome, navegador da Google, veio com um bloqueador nativo, se atentando à uma navegação menos conflituosa e na segurança, pois deste modo o usuário do navegador não tem mais a necessidade de instalar uma extensão desta ferramenta de terceiros. A CBA (Coalition for Better Ads) foi criada para atuar na luta de anúncios invasivos nas páginas da internet. O grupo deixou padronizado alguns formatos de anúncios, sendo quatro para formato desktop e oito para mobile. Neste filtro nativo do navegador da Google, que já está no mercado no Estados Unidos, Canadá e Europa, o site que não estiver 100% nos padrões estipulados, terá todos os anúncios da página bloqueados.
Todas essas medidas dificultam ainda mais o trabalho das agências e profissionais de marketing digital, que são obrigados a se reinventar e estudar cada vez mais este novo momento, já que nem sempre o tradicional funciona como por exemplo, a venda de anúncios digitais. O foco hoje é pensar: “Como eu posso ajudar o meu cliente a atingir o sucesso nos meios digitais, se cada vez mais as pessoas fogem de anúncios e propagandas?”
Nosso destaque como solução continua sendo uma estratégia que há tempos vem trazendo grandes resultados para nossos clientes: a criação de conteúdo rico e segmentado, o tão falado inbound marketing pode ser a solução para driblar estes impactos. Um bom engajamento com materiais e conteúdos relevantes focados na sua persona, sempre usando a interatividade principalmente com vídeos e animações é a chave de sucesso para se alcançar resultados de uma forma mais efetiva e não invasiva, já que o usuário que irá buscar este conteúdo e chegar até você e não o contrário. A ideia é buscar sempre a melhor experiência possível para o usuário e consolidar a marca do seu cliente, mostrando que ele é especialista em determinado assunto.
E você, consegue pensar qual a melhor estratégia para seu negócio? Entre em contato conosco e descubra as melhores formas de estar presente no meio digital com a MegUp!