Tenho amizade com muitos gestores, sócios de agências, CEO’s de empresas de diferentes ramos e empreendedores e dentre todas as dores que dividimos sobre o mercado e sobre nosso dia-a-dia como líderes, certamente como primeiro grande desafio está a gestão de pessoas (meu primeiro artigo publicado) e em segundo a desvalorização do mercado de propaganda e marketing, com uma mão-de-obra automática e sem qualidade, sendo elaborada por qualquer pessoa que saiba mexer em redes sociais, ou em softwares da adobe, na nossa linguagem podemos caracterizar este mercado como o mercado “paralelo” ou o tão habitual mercado dos “sobrinhos”.

  • Não consegui fechar um cliente porque ele fez orçamento com um profissional “liberal” que cobrou R$ 100,00 pelo logotipo!
  • Não consegui fechar um projeto porque o cliente preferiu fazer a campanha com o “parceiro da gráfica”
  • O cliente contratou um estagiário para dar conta de toda sua demanda de marketing

Você deve estar se perguntando:

“Poxa, mais isso não acontece com grandes empresas, que tem cultura para administrar sua verba de marketing”

E eu te respondo:

Sim, acontece!

E não é só na nossa área. Tudo que vem acontecendo com a história do nosso país, impacta economicamente todos os setores e obriga equipes de marketing a reduzirem cada vez mais suas verbas de investimento!

Nosso país está doente e todos nós estamos nos contaminando com ele. Preferimos nos fazer de vítimas e colocar a culpa na crise, na política e na instabilidade financeira para justificar um preço abaixo do mercado ou um trabalho feito “nas coxas”, mas esquecemos que é esse pensamento que está acabando com a reputação publicitária!

O grande problema é o “jeitinho brasileiro” de querer sempre ganhar vantagem em cima de algo, pensando apenas em melhor “preço”. A falta de criatividade tirou o nosso valor. Antes só o Publicitário sabia pensar e opinar o que era melhor pro cliente! Hoje, não existe mais respeito e com a desvalorização generalizada, TODOS viraram gurus do marketing digital, pois é o grande boom do momento. Já perceberam a quantidade de anúncios no facebook cheio de especialistas prometendo a resolução de todos os seus problemas pra alavancar vendas? Fora muitas pessoas despreparadas no mercado, que não conseguem trabalhar muito tempo em nenhum lugar e começaram a abrir “agências”.

Então, aquela empresa sem cultura de marketing, contrata essa “agência” e na primeira oportunidade, tem problemas com suas publicações. Depois ao invés de buscarem uma empresa qualificada ficam com “trauma” do mal design, do mal atendimento e fecham suas portas para as melhores oportunidades de divulgar sua empresa.

Sim, isso é mais comum do que você possa imaginar. E isso é bem triste!

PERDEMOS A NOSSA VOZ! PERDEMOS O NOSSO VALOR! QUEIMARAM NOSSO FILME!

Hoje qualquer pessoa pode dizer que é Designer, Marketeiro, Publicitário, basta fazer um curso livre ou EAD por aí, mas o que todo mundo se esquece é que o que faz de você um bom profissional é acima de tudo a experiência vivida! Você pode mexer com qualquer plataforma ou software, mas se não houver aquela vivência e aquele feeling do que realmente precisa ser feito, tudo vai ficar sem graça, no automático!

Portanto, o que eu tenho a dizer à você, independente de qual área você seja é: VALORIZE SUA PROFISSÃO, NÃO VENDA SEU SERVIÇO POR PREÇO DE BANANA!

Repita esse mantra sempre…

Marketing precisa ser encarado como investimento e não como gasto e se continuarmos cedendo, nunca seremos realmente valorizados. Ou você vai me dizer que nunca um cliente ditou regras pra você sobre tudo que deveria ser feito? Será mesmo que ele sabia o que era melhor para ele?

E você? O que acha? 😃

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Renata Paz
Diretora de Criação e Planejamento da MegUp Propaganda
Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi e Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes reúne mais de 17 anos de experiência na área de Criação e Planejamento.
Foi eleita como MELHOR PROFISSIONAL DE PLANEJAMENTO pelo Prêmio O ABC da Comunicação em 2015.
Conquistou 15 prêmios no ABC da Comunicação junto com sua equipe.