O que a série Loki tem a ver com marketing? Muito com certeza! Nossa equipe é amante de séries, sem dúvida nenhuma e achamos muito bacana aproveitar esse momento de lazer para extrair conhecimentos que podemos aplicar no dia a dia em nossa vida e também no trabalho. Isso faz com que nosso tempo tenha valido muito a pena. Então hoje em nosso artigo de blog, viemos falar um pouco sobre os insights que tivemos ao assistir essa série incrível do Disney+ e comparamos os momentos que passamos em nossa área com as que acontecem na história. Vem com a gente…

O que a série Loki tem a ver com marketing? (Foto divulgação Marvel Studios)

***ALERTA DE SPOILER!!!***

Violação da Linha do Tempo

A série se inicia com Loki sendo preso por agentes da AVT (Autoridade de Variação Temporal ou TVA, do inglês Time Variance Authority) dizendo que ele violou um padrão de sequência contra a Linha do Tempo Sagrada, transitando em diferentes mundos e criando ramificações perigosas para o planeta.

Nós que trabalhamos com marketing, publicidade e propaganda somos eternos vilões então rsss. Quantas e quantas vezes fomos pegos de surpresa com Jobs que vieram para serem realizados em tempo recorde e tivemos que triplicar nossa linha do tempo para dar conta de entregar no prazo? Além disso perdemos as contas de quantas vezes tivemos que migrar por mundos completamente diferentes do nosso. Como montar uma campanha publicitária sem mergulhar em pesquisas de mercado bem diferentes do nosso? E olha que para agências full service como a nossa isso é cada vez mais evidente. Áreas da saúde, educacional, varejo, engenharia e arquitetura, advocacia, turismo, alimentícia…nossa tem muitas.

Loki descobre que é uma variante

Nos primeiros episódios depois que é preso Loki é interrogado pelo agente Mobius, que mostra pra ele todos seus crimes e trapaças contra a linha do tempo e contra diversas pessoas. Neste momento ele também descobre que é uma variante, ou seja, que existem muitos outros Lokis em diferentes espaços de tempos e dimensões e que todas elas já foram antes capturadas pela AVT e enviadas para o Vazio, uma dimensão que se localiza no final dos tempos da linha temporal sagrada e onde não é possível criar novas ramificações temporais.

Quantas variantes tem o marketing? Se você trabalha com esta área certamente respondeu: INÚMERAS (ou MUUUITASS) não é mesmo? Então não preciso nem dizer que isso tem tudo a ver com a nossa área. Temos o Marketing Digital, o Inbound Marketing, o Live Marketing, o Endomarketing, o Marketing de Influência, o Marketing Multinível, o Marketing Offline, o Marketing de Conteúdo, Marketing de Performance, E-mail Marketing, Marketing Direto…são tantas variantes que a gente até se perde. Elas igualmente na série atuam em diferentes momentos, de acordo com a estratégia de planejamento de marketing e mídia que foi desenvolvida. E as estratégias que não dão certo a gente cancela, substitui… Enviamos para o Vazio do Marketing rsss.

O grande monstro Alioth

Localizado no Vazio do fim dos tempos. Conforme nosso querido vilão se aproxima de descobrir a verdade sobre quem está por trás da AVT (Agência de Variação Temporal), ele precisa enfrentar um ser monstruoso e misterioso. Tomando a forma de uma grande nuvem repleta de trovões, Alioth é o principal antagonista desse quinto episódio. O “personagem” tem uma participação de destaque, sendo combatido por algumas das Variantes de Loki, enquanto prova-se muito poderoso e violento.

Em nosso dia a dia, podemos dizer que o consumidor é o Alioth rsss. Nós morremos de medo dele sim, afinal se tudo que nós criarmos e planejarmos não trouxer resultados, ou seremos enviados para o Vazio (o esquecimento, o fim do contrato com o cliente) ou se fizermos algo errado, não estruturado, não pensado, certamente seremos julgados e devorados pelo grande monstro Alioth consumidor que pode acabar com a reputação do nosso cliente e consequentemente com a nossa. (Viu como ser publicitário requer grande responsabilidade? Por isso a importância de contratar uma agência certificada pelo CENP).

A Variante se esconde em eventos apocalíticos

No terceiro episódio da série, o Agente Mobius e Loki descobrem um dos segredos da variante Sylvie para se safar da TVA. O conceito é bem simples: para fugir da agência, é só não deixar rastros na linha do tempo. Logo, basta se esconder em locais que sofrerão um apocalipse.

Entendemos que uma campanha publicitária é um evento apocalíptico. Simmmmm, porque quando ela é lançada, ela pode ter o poder de atingir todas as pessoas. Ela pode vir com apelo emocional, cômico ou criativo, mas o que acontece é que o impacto é profundo e faz história. Propagandas fazem parte da nossa vida, da nossa história, seja com um jingle chiclete ou com um sequencial de responsa que fica gravado pra sempre. Então pode acreditar, nós nos escondemos por trás de todo esse estrondo que se chama CAMPANHA PUBLICITÁRIA e para que ela saia, o trabalho é grande!

Memórias apagadas pelos Guardiões do Tempo

Loki descobre através da variante Sylvie que todos os funcionários da AVT são Variantes e que tiveram suas memórias apagadas pelos Guardiões do Tempo.

Com toda a mudança no marketing nos últimos tempos tivemos que reaprender, esvaziar o copo e esquecer de quase tudo que aprendemos na Universidade. Tudo muda a todo momento porque o marketing é uma área dinâmica, moderna e sempre à frente. O que funcionou hoje pode perder rapidamente sua validade amanhã. E isso faz parte também de termos humildade em reconhecer que não somos donos da razão. Querer aprender sempre e fazer novas experiências tem que fazer parte do nosso dia a dia.

“A gente é mais forte do que pensava”

Depois de ser excomungado pela juíza Ravonna Renslayer na sede da AVT, Loki foi parar no Vazio e se deparou com Alioth e diversas variantes. Sua ideia é armar um plano para acabar com o monstro e terem uma chance de sair de onde estão. A princípio ele decide sozinho fazer este trabalho e acaba sendo surpreendido por suas outras versões (Sylvie, Kid Loki, Loki Clássico e Loki crocodilo), que contribuem consideravelmente para que a missão seja um sucesso. Ao conseguirem o feito ele dispara a frase:

“A gente é mais forte do que pensava”

Esse ensinamento já valeu toda a série. O que seria de nós sem ajuda dos colegas de trabalho? A verdade é que todos os Jobs mais brilhantes sempre são parte de um trabalho de equipe. Todos juntos sempre têm mais êxito do que apenas um, ainda mais quando a missão parece ser impossível.

O que a série Loki tem a ver com marketing? Muitas coisas não acha? E você gostou do nosso artigo? Comente e compartilhe 😉