Reels no Instagram e sua popularidade funcionam para o meu negócio? Esta é uma dúvida que muitos clientes têm e hoje trouxemos esse artigo em nosso blog para abordar ainda mais sobre o assunto.

O que é Reels?

O Reels (que em inglês significa “carretéis”) é um recurso do Instagram para gravar vídeos curtos de até 15 segundos que fez com que essa rede social tivesse ainda mais recursos, além dos Stories e IGTV. O Reels é considerado um concorrente direto do TikTok, app chinês muito popular entre os jovens. Nele é possível criar microvídeos criativos usando áudios e efeitos diversos, sendo possível compartilhar o conteúdo no feed, no stories, enviá-lo para amigos por Direct ou na aba “Explorar” trazendo muita visibilidade para a publicação.

O Instagram é uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários ativos e que segue crescendo. Com isso, a rede já é uma das mais populares em números de usuários no mundo. Segundo pesquisas realizadas pela empresa Opinion Box, o Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, ficando atrás só dos Estados Unidos. Entre os entrevistados da nossa pesquisa, a rede é realmente muito popular, já que 84% entram no Instagram pelo menos uma vez por dia e metade desses usuários entra várias vezes por dia. Deste montante 11% deixam o Instagram aberto o dia todo. O mais interessante é que o app não é utilizado apenas para passar o tempo, já que 52% o utilizam para descobrir produtos e serviços e realizar compras.

Os vídeos hoje estão em alta quando o assunto é marketing digital. Um estudo realizado pela Wyzowl informa que 76% das empresas que realizam esse tipo de divulgação usam vídeos e acreditam que isso contribuiu e muito para seu tráfego orgânico. E segundo o The Wall Street Journal, os influencers são o centro das estratégias do Instagram quanto à produção de conteúdo para Reels, sendo muito rentável para os dois lados da parceria. Como você pode perceber, o Reels no Instagram e sua popularidade só cresce.

Reels no Instagram e sua popularidade para diversos tipos de conteúdo

O Reels possui diversos pontos muito característicos também, vamos conhecer alguns deles?

  • Criação de vídeos de até 30 segundos, podendo incluir músicas ou sons originais do catálogo do Instagram;
  • Possui funções para diversos cortes, áudio, efeitos e ferramentas criativas;
  • Pode ser compartilhado tanto nos stories, quanto no feed;
  • É a evolução da função cenas, apresentando ferramentas e possibilidades mais dinâmicas;
  • Os Reels ficam armazenados no perfil depois de 24h, podendo aparecer na guia “Explorar” e na rolagem do feed.

Quando você escolhe fazer marketing digital, vale muito a pena você avaliar com a sua equipe se o Reels pode ser proveitoso para divulgação de produtos e serviços. Mas não escolha ter esse recurso apenas por ter. É preciso traçar uma estratégia e um planejamento junto com o que será feito em outras redes sociais.

Esses vídeos devem ser criativos, serem elaborados a partir de um roteiro e ter conteúdos significativos, informativos e educacionais para ativar a criatividade dos seguidores a compartilhar e interagir. Você pode selecionar diversos tipos de assuntos relacionados ao seu ramo de atuação e sempre pesquisando quais são as dores e objetivos da sua persona. Curiosidades sobre o seu negócio e atualizações do cenário econômico atual de forma moderna e dinâmica são um ponto a se considerar.

Os usuários também prezam muito por autenticidade, então aposte em conteúdos feitos de forma espontânea mostrando os bastidores e um pouco do dia a dia da sua empresa para trazer humanização para essa divulgação. Esta é uma excelente forma de você apresentar seus produtos e serviços e passar mais confiança e segurança para adquirir a sua solução.

Focar em vendas também não deve ser o foco principal, pois quem tenta vender não vende. Esses conteúdos em vídeos têm que sempre pensar em como mudar ou otimizar a vida das pessoas. Portanto você deve pensar sempre: este conteúdo poderá contribuir com a vida de alguém? Tente sempre ligar esse conteúdo com a sua categoria de negócios e se ele resolve uma dor ou dificuldade da sua persona por exemplo.

Use e abuse das hashtags também! Elas podem aumentar significativamente o seu alcance quando for publicar esse conteúdo.

Gostou das dicas? Viu como o Reels no Instagram e sua popularidade estão em alta? E você, já pensou em implementar o Reels na sua estratégia de marketing digital? Caso precise dar um UP na sua divulgação, conte com a nossa equipe! Entre em contato conosco e chama no zap!